Câmpus de João Pessoa divulga programação especial alusiva aos 13 anos de funcionamento

23 de agosto de 2019

Palestras, mesas de discussão, oficinas, mostra científica, feira agroecológica, campanha de vacinação, feira gastronômica, aulões preparatórios para o ENEM, são algumas das atividades programadas para os dias 28 e 29 de agosto, no Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em alusão ao 13 anos de funcionamento do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA).

Com o tema “13 anos do Campus V concretizando sonhos pelas bases da Educação gratuita e de qualidade”, o aniversário do Câmpus de João Pessoa terá uma programação diversificada com o objetivo de apresentar à comunidade os diversos projetos desenvolvidos no CCBSA.

O evento contará com a mesa de discussão “João Pessoa sustentável”, que será realizada na quarta-feira, dia 28 de agosto, das 9h30 às 10h30, no auditório Pioneiros, com a participação de representantes da comunidade do Porto do Capim, catadores de João Pessoa, professores Henrique França e Vancarder Brito e mediação da professora Fátima Araújo. Na sequência ocorrerá o debate “As mulheres nas transformações sociais”, temática que será abordada pelas professoras Silvia Garcia Nogueira, Giuliana Dias Vieira, Lucila Vilhena e Mônica Santana.

Também será realizada a mesa “Democracia e Educação: uma relação dialógica necessária para a sociedade Brasileira”, que ocorrerá na quarta-feira, 28 de agosto, às 19h30 no auditório Pioneiros, com a participação da professora e deputada estadual Cida Ramos, do secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual Célio Alves e do Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação da UFPB Edvaldo Carvalho Alves.

Integram a programação, ainda, as oficinas de leitura em braile e de transformação de óleo de cozinha em sabão; a feira gastronômica das nações; a exibição do documentário “Testemunhas do Campus V”, uma ação do projeto do cineclube do Câmpus V; o lançamento do livro infância refugiada; a feira agroecológica, realizada por meio de uma parceria com a Secretaria Executiva da Economia Solidária do Estado da Paraíba e a campanha de vacinação contra Difteria, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) e Hepatite “B”, além de testes rápidos de HIV, Hepatite “C” e “B” e Sífilis, ações que são intermediadas pelo projeto de extensão “Universidade Saudável” e Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa.

Para os estudantes do ensino médio e interessados na preparação para o ENEM serão realizados pelo Núcleo de Línguas, na quinta-feira, 29 de agosto, das 14 às 15h30, uma aula de Espanhol, e das 15h30 às 17h, uma aula de inglês. As inscrições devem ser realizadas previamente na secretaria do Núcleo de Línguas, de segunda à quarta-feira, 26 a 28 de agosto, das 8 às 12h e das 14 às 18h, ou online por formulário eletrônico disponível para espanhol inglês. Não está sendo cobrada nenhuma taxa de inscrição, apenas a doação de 1 item de limpeza ou higiene pessoal, ou alimento não-perecível. Os itens arrecadados serão doados para a Associação Promocional do Ancião (ASPAN), lar de idosos no bairro do Cristo. São ofertadas 100 vagas para cada aula.

Na quinta-feira, 29 de agosto, das 8 às 12h, será realizada a mostra científica dos trabalhos de ensino/monitoria, pesquisa e extensão do Câmpus V. Os trabalhos de destaque devem ser premiados durante o encerramento do evento, às 19h, no auditório Pioneiros. A lista de trabalhos aprovados será divulgada na segunda-feira, 26 de agosto.

Os interessados em atuar no evento como monitores devem entrar em contato com a organização geral através do e-mail: manutencao.ccbsa@gmail.com, informando nome completo, curso ao qual está vinculado, e-mail, telefone e horário de disponibilidade (manhã/ tarde ou noite). São oferecidas 16 vagas para os estudantes dos três cursos de graduação do CCBSA.

Sobre o Câmpus V

Criado em 2006, após a conquista da autonomia financeira que viabilizou a expansão da UEPB, o Campus V – Ministro Alcides Carneiro trouxe para o litoral do Estado cursos pioneiros e formações com o intuito de atender a uma demanda local, como os Bacharelados em Arquivologia, Relações Internacionais e Ciências Biológicas e a Pós-Graduação em Relações Internacionais. O Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) conta, ainda, com um Núcleo de Línguas que oferece gratuitamente à comunidade cursos de idiomas do nível iniciante ao avançado.

Para outras informações sobre as atividades científicas do aniversário do Câmpus V: mostracampusv@ccbsa.uepb.edu.br.

Acesse a programação do aniversário do CCBSA [wpfilebase tag=fileurl id=499 linktext=aqui /].