Bibliotecárias do Câmpus V participam de capacitação sobre acessibilidade para usuários realizada no Câmpus I

14 de fevereiro de 2020

Cerca de 70 pessoas, entre bibliotecários e auxiliares de biblioteca de todos os Câmpus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), estão participando da Semana de Capacitação da Biblioteca Central da Instituição que, este ano, tem como tema “SIB Acessível – Acessibilidade para usuários na Biblioteca Universitária”. O evento, realizado no Auditório da Biblioteca Central, no Câmpus de Campina Grande, foi aberto na segunda-feira (10) e é realizado até essa sexta-feira (14) com diversas atividades voltadas aos profissionais que atuam nas bibliotecas da UEPB.

As bibliotecárias do Câmpus V, Danielle Harlene, Ivaneide Marcelino e Liliane Braga Holanda, participaram da palestra de abertura, realizada na segunda-feira (10) “Inclusão e Acessibilidade do estudante com deficiência no âmbito do Ensino Superior”, ministrada pela professora Adenize Queiroz de Farias, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Logo no início de sua fala Adenize destacou o avanço da política de inclusão na UEPB e lembrou que, nos tempos em que estudou e trabalhou como professora substituta da Instituição, a realidade era bem diferente. “Hoje, a UEPB investe na política de acessibilidade, disponibilizando inclusive tutores para aulas de alunos com deficiência”.

Em sua palestra, a educadora apresentou a Lei nº3.145/2015, Lei Brasileira de Inclusão, mais conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Adenize ressaltou que essa legislação assegura direitos de acessibilidade às pessoas com deficiências. “Quando falamos em acessibilidade, falamos nos espaços físicos, mas também falamos no acesso à informação e comunicação, o que é perfeitamente necessário em uma biblioteca”, ressaltou. Para ela, as pessoas com deficiência visual precisam ter acessibilidade plena aos livros e aos diversos textos que são fornecidos pela biblioteca. E essa formação, segundo ela, vai enriquecer os conhecimentos dos servidores do setor como pessoas e como profissionais.

O evento prosseguiu na terça e quarta-feira (11 e 12) com atividades ministradas pelas bibliotecárias do Câmpus V Ana Lúcia Santos, Danielle Harlene, Livaneide da Silva e Milena Borges, com o apoio do servidor do Núcleo de Educação Especial da UEPB, Alindembergue de Araújo Oliveira. Na oportunidade foi apresentada a equipe SIB Acessível; as parcerias realizadas com o IFPB e a UFPB com o objetivo de tornar as bibliotecas e seus acervos acessíveis; como lidar com usuários com deficiência; quais as normas técnicas de acessibilidade para bibliotecas, relacionadas à questão arquitetônica, layout e acervo; quais as medidas podem ser tomadas para melhorar o atendimento a pessoas com deficiência e tornar as bibliotecas de todos os centros da UEPB acessíveis; as tecnologias assistivas disponíveis, dentre outras questões.

A servidora Ana Lúcia Santos, que é deficiente visual e atua no projeto Campus V acessível e desenvolve várias iniciativas no sentido de melhorar o atendimento a pessoas com deficiência na UEPB, destacou a importância dessa capacitação “para que os bibliotecários, auxiliares de biblioteca e demais servidores que atuam no setor possam entender as necessidades das pessoas com deficiência, sugerir melhorias e, a partir daí, possa ser criado um documento a ser encaminhado à reitoria para servir de base para implementação de políticas institucionais voltadas a esse público”.

A coordenadora da Biblioteca, Kênia Araújo, destacou que a temática da acessibilidade foi pensada para atender uma demanda importante do público com deficiência que existe na UEPB e frequenta os espaços de leitura. Kênia enfatizou que é obrigação da Instituição atender as necessidades desse público, criando os meios para facilitar o acesso à leitura, e salientou que o conhecimento adquirido na capacitação vai melhorar o serviço no atendimento aos usuários do setor.

Texto: Severino Lopes e Juliana Marques
Fotos: Givaldo Cavalcanti