2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos é realizado no Campus de João Pessoa

18 de junho de 2018

“Sua sanfona saudosa, com que vivia abraçado, era santa milagrosa ressuscitando o passado”, assim declamava o poeta Patativa do Assaré ao descrever uma cena tradicional das festas juninas pela nordeste, a figura emblemática do sanfoneiro que preserva cultura popular e homenageia seus antepassados quando toca sua sanfona ou seu fole de oito baixos. Imbuído desse espírito foi realizada, nesta sexta-feira (15), no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a etapa pessoense do 2º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos. O evento teve início no mês de abril em Araruna e passou por todos os municípios por onde a UEPB está instalada, com o encerramento previsto para ocorrer no dia 19 de junho, no Teatro Municipal em Campina Grande.

Em João Pessoa, o evento contou com a participação de sanfoneiros e artistas locais, ativistas culturais do Estado, professores, pesquisadores e estudantes. O pro-reitor de cultura da UEPB, professor José Cristóvão de Andrade, destacou a importância dessa iniciativa como uma expressão de valorização da cultura popular nordestina.

“Eu tenho avaliado que essa atividade é de uma grandeza, sobretudo num momento em que a gente denuncia o desprezo e o descaso com a cultura popular nordestina. É uma demonstração de que a UEPB tem a cultura como um elo bem forte com o povo. E, mesmo com as dificuldades que a nossa instituição atravessa, com a falta de recursos e de respeito à autonomia, conseguimos realizar esse evento e enaltecer a nossa cultura, que é o mais importante”, avaliou o pro-reitor de cultura.

O escritor e curador do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), Fernando Moura, destacou a importância do trabalho realizado pela UEPB e fez um convite para as novas exposições em cartaz no MAAP. “Esse evento é de extrema relevância para o mapeamento dos sanfoneiros em todo o Estado e valorização do fole de oito baixos, que, a meu ver, deveria ser instituído como instrumento símbolo da Paraíba, já que o fole tem sobrevivido tão intensamente na Paraíba, com representantes como Luizinho, Zé Calixto, Geraldo Correia e tantos outros. E, com essa mesma vertente da valorização da cultura popular a UEPB tem promovido eventos no MAPP, como a exposição destinada a homenagear Antônio Barros e Cecéu, que são de uma riqueza cultural, e que está aberto à visitação. Então, vale a pena prestigiar essas iniciativas que retratam e valorizam a nossa cultura”, destacou.

A caravana do evento realizou diversas apresentações com a participação do sanfoneiro mirím Raí Bezerra; dos emboladores Canário e Caboclo; do diretor do MAPP Chico Pereira; do diretor do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, Agnaldo Barbosa; do Maestro da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, Lucilio Souza; dos músicos João e Marcelo Calixto, além de maestros e professores de música, ativistas culturais, sanfoneiros e tocadores de todo o Estado. O poeta Lino Sapo foi o responsável pelo cerimonial do evento.

No Campus de João Pessoa a iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) foi coordenada pelo professor Henrique França em parceria com a direção do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da UEPB.

Texto e foto: Juliana Marques