VIA SKYPE: PROFLETRAS promove defesa de dissertação com participação de professora da UFMG
Nessa quinta-feira (24), o Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado pelo Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, inovou ao utilizar a tecnologia virtual como canal de comunicação para compartilhar conhecimentos e promover debates acerca de pesquisa desenvolvida por discente do programa. Trata-se de uma defesa de dissertação cuja banca examinadora foi composta por uma conceituada pesquisadora que participou da discussão por meio da internet.
A estudante Maria do Ó Ramos Moura teve o privilégio de apresentar os resultados de sua pesquisa para a professora Regina Dell’Isola, um de seus principais referenciais teóricos na dissertação intitulada “Retextualização do conto oral: a escrita pela apreciação da palavra”. A referida docente, que é coordenadora do PROFLETRAS na Universidade Federal de Minas Gerais, assistiu a defesa via Skype.
A ideia de travar um debate em âmbito inter-regional partiu do professor Leônidas José da Silva Junior, orientador da pesquisa. “Tivemos uma experiência maravilhosa e muito importante para o nosso trabalho. Também agradeço a parceria firmada com o Núcleo de Informática/CH/UEPB, sobretudo aos integrantes da ‘Equipe Teju Açu’ por todo suporte técnico concedido”, disse o professor.
Por sua vez, a coordenadora do PROFLETRAS/UEPB, professora Fátima Aquino, considerou significante e enriquecedora a relação estabelecida com outra instituição e agradeceu, em especial, a contribuição da professora Regina Dell’Isola, que, entusiasmada com a experiência, ressaltou: “Vamos ter outras defesas entre as instituições em breve”.
Vinculada à linha de pesquisa “Leitura e produção textual: diversidade social e práticas docentes”, Maria do Ó evidenciou que o ensino de língua portuguesa pode se tornar mais eficaz por intermédio da retextualização de contos orais. “A pesquisa apresentou bons resultados quando aplicada com a contação de histórias, envolvendo a imaginação dos alunos”, explicou a pesquisadora.
Além do orientador Leônidas José e da componente externa, Regina Dell’Isola, fez parte da banca, como membro interno, o professor Juarez Nogueira Lins, do Departamento de Letras do Centro de Humanidades (CH).
Simone Bezerrill Cardozo/Ascom-CH