Turmas de Geografia exploram o Agreste paraibano durante aula de campo interdisciplinar

10 de junho de 2014

viagem1Considerando a importância da junção entre teoria e prática no processo de aprendizado do futuro profissional, o Departamento de Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, promoveu mais uma aula de campo interdisciplinar.

Durante dois dias de atividades, de 8 a 9 de junho, as turmas do 4º período, dos turnos tarde e noite, puderam conhecer mais de perto uma considerável extensão do Agreste paraibano. Foram 270 km percorridos, passando por cerca de 10 municípios, entre eles Ingá, Itatuba, Salgado de São Félix e Mogeiro.viagem2

A referida aula de campo cumpre a ementa da disciplina “Estudos Integrados do Meio Ambiente”, ministrada pela professora Luciene Vieira de Arruda. Segundo a docente, a iniciativa teve como principais objetivos conhecer os componentes geoambientais (geologia, geomorfologia, clima, solos e biodiversidade) e identificar as potencialidades e vulnerabilidades da área onde está sendo construído o Canal de Integração da Vertente Litorânea (Canal Acauã/Araçagi).

Os estudantes também puderam fazer uma análise integrada dos ambientes percorridos no que diz respeito aos processos morfodinâmicos, além de discutir o conflito em torno do “Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional – PISF”.

 

 

Simone Bezerrill /Ascom-CH