Turma de Pedagogia promove “Mercado da Aprendizagem” para abordar culturas europeia, africana e indígena
Com o objetivo de colaborar com a criação de metodologias que contribuam para ampliar o conhecimento, os alunos do terceiro período do Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, promoveram, nesta quinta-feira (19), a atividade educacional intitulada “Mercado da Aprendizagem”. Trata-se de uma exposição sobre os povos que estão na base da formação da cultura brasileira: europeus, africanos e indígenas.
A iniciativa foi proposta pela professora da disciplina Educação e Multiculturalismo, Aurenísia Coutinho Ivo. Segundo a docente, a tarefa consistiu em apresentar aspectos culturais que normalmente não são explorados nas salas de aula do Ensino Básico, buscando deixar de lado os diversos estereótipos que são propagados na sociedade.
“A prioridade foi de trazer conceitos, literatura, culinária, brinquedos, música e danças, ou seja, concepções das tradições culturais de cada povo. Nossa preocupação é demonstrar que existem muitas informações que não são divulgadas, bem como conferir visibilidade às riquezas culturais existentes. Portanto, visamos elaborar metodologias que possam ser utilizadas no futuro pelos nossos professores em formação”, explicou Aurenísia.
De acordo com a docente, para realizar a atividade, a turma foi dividida em vários grupos de alunos, que tiveram que realizar uma pesquisa anterior com o objetivo de verificar a presença dos aspectos culturais de cada etnia nas cidades onde residem. Para Aurenísia, esta foi uma forma encontrada para demonstrar como as influências dos referidos povos estão intimamente relacionados ao cotidiano. “Não existe uma cultura brasileira homogênea e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que constituem juntas a cultura do Brasil”, frisou a professora.
A exposição também foi prestigiada pelo diretor do Centro de Humanidades (CH), professor Waldeci Ferreira Chagas, que desenvolve projetos de extensão sobre o ensino da cultura africana e afro-brasileira no Ensino Fundamental.
Simone Bezerrill/Ascom-CH