Representante do Canal Futura prestigia aula inaugural da Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil

7 de julho de 2014

DSC_0070Desconstrução de estereótipos, respeito à diversidade cultural e transformação da sociedade. Estes foram os principais temas que pautaram, no último sábado (5), a aula inaugural da Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

Promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas do Centro de Humanidades (NEABI/UEPB/Guarabira), o curso é fruto de uma parceria entre a UEPB e o programa educativo de valorização cultural “A cor da Cultura”, criado pelo Canal Futura. O apoio veio com a aprovação do projeto em processo seletivo organizado pelo referido programa, em 2013. Apenas a UEPB e a Universidade Federal de Uberlândia tiveram suas propostas contempladas com financiamentos.

luanaDurante o evento, a representante do Canal Futura, Luana Dias, ressaltou a importância social da criação da Especialização para a região do Brejo e apresentou as ações desenvolvidas pelo “A cor da Cultura”, em especial a produção de materiais didáticos, sobretudo audiovisuais, voltados para a questão étnico-racial. “O projeto surgiu para atender o que está preconizado na Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira na Educação Básica, visando instrumentalizar professores que estão em sala de aula”, explicou Luana.DSC_0072

Para a professora Ivonildes da Silva Fonseca, coordenadora da Especialização, a iniciativa visa combater a violência simbólica do preconceito racial sofrida cotidianamente, nas escolas, pelas crianças. “A descriminação é algo que se aprende, não nasce com a criança. É preciso lutar contra esse tipo de prática excludente, mas para isso é fundamental que o professor contribua para a formação de um novo sujeito social. Sabemos que de nada adiantará um título de especialização se não ocorrer, de fato, mudanças na prática educativa”, disse Ivonildes.

O diretor do Campus III, professor Waldeci Ferreira Chagas, destacou a importância de se trabalhar a temática étnico-racial na primeira fase do Ensino Fundamental. “É nos primeiros cincos anos de estudos que se inicia o processo de formação da identidade do sujeito. Desse modo, é preciso trazer à tona uma nova postura educativa, com abordagens que imprimam respeito à diversidade sociocultural”, frisou Waldeci.

A aula inaugural também contou com as presenças do representante do NEABI da Universidade Federal da Paraíba, José Antônio Novais, e da chefe adjunta do Departamento de Educação do Centro de Humanidades, professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante.

 

 

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH