Projetos desenvolvidos por alunos da Especialização em Educação Étnico-racial ganham destaque nacional
Iniciativas e ações desenvolvidas em escolas públicas de municípios paraibanos ganharam visibilidade nacional, em âmbito acadêmico, por meio de publicação em periódico eletrônico veiculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trata-se do artigo “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica da Paraíba”, que integra a primeira edição de 2017 da revista “Educação e Realidade”.
De autoria do professor Waldeci Ferreira Chagas, diretor do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, o artigo analisa como se deu a aplicação e discussão de temáticas afro-brasileiras para turmas do ensino fundamental I e II a partir das experiências apresentadas por 30 docentes que atuam em escolas públicas de cidades localizadas no litoral, agreste e brejo paraibano.
Segundo Waldeci, as ações educativas voltadas para a abordagem do conteúdo étnico-racial foram relatadas durante as atividades acadêmicas da primeira turma do Curso de Especialização em Educação Étnico-racial na Educação Infantil, da qual fizeram parte os 30 docentes. A referida pós-graduação é vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas do Centro de Humanidades (NEABI-UEPB-Guarabira) e ao Departamento de Educação do Campus III.
“A Análise dos projetos desenvolvidos por esses professores em suas escolas, que foram mantidas no anonimato, revelou algumas questões, tais como: a necessidade de o/a professor/a constantemente refletir sobre sua prática, rever o currículo escolar, revisar o material didático e ter acesso à discussão historiográfica recente, o que lhe possibilitará fazer novas abordagens em sala de aula”, explicou Waldeci.
Ainda segundo o professor Waldeci, que é lotado no Departamento de História do CH, em cada projeto foram analisadas as seguintes categorias: conteúdos selecionados, abordagens, metodologias e recursos didáticos necessários, bem como sua compatibilidade com o nível escolar dos alunos com quem os docentes lidam em sala de aula.
A apresentação de uma pluralidade de perspectivas teóricas é um dos pilares da política editorial da revista “Educação e Realidade”, que desde 2013, segundo relata, atesta sua história de liderança na proposição de questões candentes na área da Educação. De acordo com seus dirigentes, o periódico tem como objetivo servir de veículo não apenas para o conhecimento e as pesquisas já consolidadas, mas também para perspectivas inovadoras, tanto no que se refere à argumentação quanto à metodologia, e que se apresentam como alternativas aos modelos estabelecidos.
Tenha acesso ao artigo, clicando no link a seguir: http://seer.ufrgs.br/index. php/educacaoerealidade.
Simone Bezerrill/Ascom-CH