Projeto de servidores do Campus III disponibiliza imagens panorâmicas de parte da UEPB e de locais turísticos da PB
Trabalhando a tecnologia em prol da informação e do ensino. Foi com esse propósito que um grupo multidisciplinar composto por servidores técnicos administrativos do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba, situado em Guarabira, desenvolveu o projeto “Teju-View”, assim denominado em homenagem à fauna local. Trata-se de uma iniciativa que busca capturar imagens dos diversos centros que fazem parte da instituição e de pontos turísticos do estado, bem como constituir um banco de dados formado por imagens panorâmicas, em 360 graus, referentes a localizações que são objetos de estudo de projetos elaborados por professores dos cursos de licenciatura vinculados ao Centro de Humanidades (CH).
Já se encontram disponíveis, por meio do Google Maps, para toda a comunidade acadêmica da UEPB e para o público em geral, visualizações da Reitoria, do Campus III e da parte interior do Santuário Frei Damião, um dos cartões postais da cidade de Guarabira. Outro resultado apresentado pelo projeto diz respeito às trilhas da Cachoeira de Ouricuri e do Poço Escuro. Refere-se à captura imagética de roteiros que contemplam o projeto de pesquisa “Nas trilhas da Serra do Espinho, Pilões/PB”, que há mais de quatro anos está sendo desenvolvido pela professora Luciene Arruda, do Departamento de Geografia do CH.
“Nossa equipe realiza um diagnóstico da fauna local, com o intuito de fazer um levantamento do potencial geográfico e ambiental da área pesquisada como vetor de desenvolvimento sustentável e conscientização socioambiental. Tivemos a importante contribuição dos membros do Teju-View para divulgar imagens tridimensionais das trilhas e comunidades pesquisadas”, disse a docente.
Para executar o projeto, seus idealizadores, os servidores Amarildo Lucena, Marcelo Luiz, Ézio Rubis, Waldemberg Ginú e João Andrade (sendo os três primeiros técnicos em informática, e os demais, auxiliares de biblioteca), firmaram duas importantes parcerias. Primeiro, com o Google Trekker, que disponibilizou uma “mochila” contendo um sistema de câmeras que possibilita alcançar lugares de difícil locomoção, acessíveis apenas a pé. Outro apoio adquirido diz respeito à doação de dez óculos que permitem a ampliação da realidade observada, realizada por uma empresa norte-americana, Unofficial Cardboard, após alguns contatos e apresentação do projeto.
“De fato, o projeto começou a ser desenvolvido em 2013, quando começamos a fazer imagens de todas as dependências do Centro de Humanidades com o intuito de ajudar o estudante novato a se localizar com mais facilidade. Com o passar do tempo, e em diálogo com alguns professores, surgiu a ideia de enriquecer o ensino das aulas de campo com a criação de um banco de dados de imagens, por meio do qual os alunos poderão fazer um passeio virtual por um museu, adquirir conhecimento prévio de um dado lugar ou mesmo fazer comparações das transformações sofridas por um determinado espaço geográfico, por exemplos”, relatou Marcelo Luiz.
O projeto já foi submetido a mais uma seleção promovida pelo Google, visando, novamente, à obtenção da “mochila de equipamentos” para prosseguir com as ações.
Simone Bezerrill/Ascom-CH