Projeto de extensão encerra 1ª fase de atividades com debate, lançamento de livros e apresentações musicais
Em alusão ao Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, comemorado no dia 25 de julho, o tópico “mulher negra” foi tema de discussão durante o encerramento da primeira fase do projeto de extensão “Diálogos afro-brasileiros: ancestrais, antepassados e comunidades paraibanas”. O encontro aconteceu, na última quarta-feira (24), no Auditório do Centro de Humanidades (CH) do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
No evento, ainda ocorreu o lançamento de dois volumes da coletânea Cadernos Afro-paraibanos, organizado pelo professor Marco Aurélio Paz Tella, da Universidade Federal da Paraíba. As atividades foram finalizadas com um grupo de dança da cidade de Mulungu e apresentações musicais com os artistas Flaviana Barbosa, Israel dos Santos, Jaciely Palmeira e Luiz Filho.
De acordo com a coordenadora Ivonildes da Silva Fonseca, professora lotada no Departamento de Educação do CH, o referido projeto foi iniciado em novembro de 2012. Segundo a professora, a metodologia empregada na fase inicial, observando as leis 10.639/03 e 11.645/08 (que obriga o ensino da história da África e das culturas afro-brasileira e indígena nas escolas), combinou dados científicos com as linguagens artísticas, sendo trabalhados conceitos a partir da análise de músicas ou poemas.
“O objetivo do projeto consistiu em trabalhar a temática das religiões afro-brasileiras para estudantes universitários e secundaristas, professoras (es), capoeiristas e praticantes das religiões afro-brasileiras”, ressaltou a docente.
Após a finalização da etapa teórica, que consistia na realização de ciclos de debates, o projeto será conduzido à fase prática, com visitação ao “Terreiro Ilê Axé Omidewá”, situado em João Pessoa.
O Projeto de extensão “Diálogos afro-brasileiros: ancestrais, antepassados e comunidades paraibanas” é uma atividade desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Educação, Gênero e Representações Afro-brasileiras (Dandá Ê).
Ascom/CH