Campus III leva ensino de história da África e cultura afro-brasileira para escolas da educação básica

31 de julho de 2013

FIRMO 16Após um ano de atividades, foi encerrada, nessa terça-feira (30), a primeira etapa do projeto de extensão “Coisas de negros (as), Coisas de brasileiros (as)”, coordenado pelos professores Waldeci Ferreira Chagas, do Departamento de História, e Bethânia Maria de Lira, do Departamento de Educação. Ambos lotados no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira.

A iniciativa teve como objetivo a efetivação de uma educação voltada para as relações etnicorraciais, de enfrentamento e combate ao preconceito. Segundo o coordenador, o projeto consistiu em possibilitar aos (as) professores (as), gestores (as) e estudantes da educação básica uma aula diferenciada, na qual seria possível vivenciar, valorizar e respeitar as práticas culturais das pessoas negras.

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e com a consequente obrigatoriedade do Ensino de História  da África e Cultura Afro-brasileira, estabelecido na lei 10.639/03, o referido projeto foi desenvolvido em duas escolas quilombolas. São elas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Firmo Santino da Silva, situada na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos, município de Alagoa Grande; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Benjamim, localizada na comunidade quilombola do Matias, município de Serra Redonda.

“Considero positiva esta primeira etapa. Conseguimos sensibilizar os professores, sobretudo em relação à implementação dos conteúdos referentes à história da África e cultura afro-brasileira no currículo escolar, que, mesmo sendo obrigatórios, não eram trabalhados na sala de aula dessas escolas”, relatou o docente.ESCOLA FREI BENJAMIM-SERRA REDONDA-PB 005

O professor Waldeci Ferreira Chagas ainda chamou a atenção para o fato de que embora 90% do alunado de uma das escolas citadas sejam compostos por negros, as professoras alegavam que não havia interesse pelo estudo dos eixos-temáticos que abordam o negro como um dos agentes históricos no processo de formação da cultura brasileira. Evidência não comprovada com o desenvolvimento do projeto, pois, segundo o coordenador, os estudantes se mostraram bastante envolvidos e entusiasmados durante as aulas ministradas com as participações dos estagiários, graduandos do curso de história.

As atividades se davam em forma de oficinas, utilizando as diferentes linguagens, tais como: música e poesia. As aulas aconteciam uma vez por semana e contavam com as participações de dois estagiários, que orientavam e auxiliavam as professoras das turmas de história do 1º ao 5º ano.

O projeto teve início em agosto de 2012.  A segunda fase já se encontra em execução e segue a mesma metodologia empregada na primeira etapa. Desta vez, está sendo aplicado na Escola Normal Estadual Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo, em Alagoa Grande, e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cândido Régis de Brito, situada na Comunidade Zumbi, também situada no município de Alagoa Grande.

Graduandos que participaram do projeto

Camila da Silva Nascimento, Cícero Camilo de Sena Azevedo, Cilene de Sousa Agostinho, Damião Cavalcante do Nascimento, Daniel de Oliveira, Djanira Meneses da Silva, Edilene de Castro Santos, Ellen Hortência Silva Santos, Fernando Domingos de Aguiar, Jedicleison Pereira da Silva, Júlio Cesar Pereira dos Santos, Leonardo Sousa da Silva, Lidineide Vieira da Costa, Luís Carlos Oliveira, Maria de Fátima de Sales Silva, Patrícia Ferreira da Silva, Renata Lúcio de Oliveira, Rodrigo da Silva Gomes, Tania Cistina Ferreira de Macedo e Tiago Salvador.

 

 

 

Simone Bezerrill / Ascom – CH