Projeto de extensão do Centro de Humanidades exibe documentário sobre Reforma Agrária

11 de dezembro de 2013

Dando continuidade às atividades de discussões a partir de produções cinematográficas, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, exibe, nesta quarta-feira (11), às 16h, no miniauditório do Centro de Humanidades (CH), o documentário “Terra de Rose”, dirigido por Tetê Morais. Esta é a sexta sessão de cinema promovida pelo projeto de extensão “Espaço Social e Cinema Latino-Americano: reflexões sobre culturas políticas e territórios”, coordenado pelos professores Francisco Fagundes de Paiva Neto e Francisco Fábio Dantas da Costa, lotados, respectivamente, nos Departamentos de História e Geografia.

Segundo o professor Francisco Fagundes, através das produções fílmicas, é possível analisar a cultura política e a formação de territórios diversos no contexto latino-americano. “O projeto tem o objetivo de demonstrar como o espaço representa a dimensão de uma topografia vivenciada pelos homens, cujas comunidades/sociedades apresentam níveis nos extratos superiores e inferiores, afirmando as distinções entre os indivíduos. E, nesse universo, os homens interagem entre si em diversos espaços marcados por conflitos”, explicou o docente.

As atividades, que conta com a colaboração de professores das Ciências Humanas, tiveram início neste semestre, após aprovação do projeto pelo Programa de Bolsa de Extensão (PROBEX) – Cota 2013/2014. Já foram exibidos os seguintes filmes: “A máquina – o amor é o combustível” e “Vidas Secas”, ambos mediados pelo professor de Geografia Rômulo Lins; além de “Tropa de Elite”, que contou com a mediação do também professor de Geografia Francisco Fábio Dantas da Costa; e “Os Japoneses do Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista”, mediado pela docente Marisa Tayra, do Departamento de História.

O documentário “Terra de Rose”, que aborda o tema da Reforma Agrária, contará com a mediação da professora Rita Cavalcante, lotada no Departamento de Educação do CH.

 

 

Simone Bezerrill / Ascom-CH