PROGRAD realiza reunião com coordenadores de cursos do CH para discutir reestruturação da graduação
Com o intuito de dinamizar e reestruturar os cursos de licenciatura e bacharelado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) está realizando reuniões em todos os campi da Instituição. Nessa quarta-feira (30), o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, se reuniu com coordenadores de cursos e chefes de departamentos do Centro de Humanidades (CH), no Campus III, em Guarabira.
Durante o encontro, foram apresentadas as metas a serem buscadas pela UEPB na implantação de um novo Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para isso, o pró-reitor explicou que serão aplicados critérios de reestruturação a partir das dimensões utilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) na avaliação dos cursos de graduação. “A nossa preocupação está voltada para as questões dos projetos pedagógicos dos cursos, do corpo docente e da estrutura física da universidade”, disse Eli Brandão.
Segundo o pró-reitor, a finalidade das mudanças é promover o nível de excelência de todos dos cursos de graduação oferecidos Universidade. Dentre outras providências, destacou que será implantado um núcleo estruturante do corpo docente para atender os parâmetros de exigência da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES).
“O primeiro passo já foi dado, com as transformações realizadas na estrutura organizacional da PROGRAD, que agora conta com uma Coordenação de Ensino Superior, cuja finalidade é de auxiliar na criação e ajuste de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC’s), no processo de Avaliação e Planejamento Acadêmico e na atuação do Núcleo de Apoio Docente”, explicou o professor.
Foram discutidos, na reunião, pontos relacionados a processo de matrícula, espaço físico, carga horária, criação de ambientes para professores, ofertas de disciplinas, sistema serial, sistema de créditos, controle acadêmico, prazo para a entrega de Projetos de Conclusão de Cursos (TCC) e acesso à universidade.
Após a discussão iniciada pela PROGRAD, cada campus encaminhará um representante para compor a Comissão de Sistematização de Propostas, cuja tarefa será discutir as reformulações e criar uma resolução para ser encaminhada ao Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
No próximo ano, a Universidade Estadual da Paraíba passará por uma nova avaliação de reconhecimento do status de universidade. Para a renovação do conceito, será fundamental a apresentação de todas as mudanças verificadas para o aperfeiçoamento das estruturas internas da graduação, além dos projetos de pós-graduação.
Simone Bezerrill / Ascom UEPB -CH