Professores universitários e docentes da Educação Básica prestigiam abertura do 1º Encontro de Formação Docente do CH e do 2º Seminário Discente do PROFLETRAS
Com a finalidade de propiciar um espaço de diálogos sobre o processo de formação docente, tiveram início, nessa quinta-feira (17), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, o 1º Encontro de Formação Docente do Centro de Humanidades e o 2º Seminário Discente do PROFLETRAS. Os eventos, que se estendem até hoje (18), reúnem estudantes de licenciaturas e professores do Ensino Básico de Guarabira e municípios circunvizinhos.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre coordenadores do CH referentes ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), professor Juarez Nogueira Lins; aos cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), professora Mônica Guedes; e ao Mestrado Profissional em Letras, professora Maria de Fátima Aquino. A abertura também foi prestigiada pela coordenadora dos cursos de Pedagogia do PARFOR, Adalgisa Rásia; pela coordenadora do PARFOR do Campus de Campina Grande, Silvâna Farias; e pelos coordenadores locais do PIBID de Letras (habilitações Português e Inglês), Pedagogia, História e Geografia.
Durante a cerimônia, cada coordenador explanou sobre como funciona e os objetivos dos programas que dirigem. Os professores Juarez Nogueira e Maria de Fátima agradeceram a todos que se emprenharam pela realização dos eventos. Eles também ressaltaram a importância da UEPB em estabelecer um vínculo cada vez mais forte com a sociedade, por meio de projetos que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem e contribuem para o desenvolvimento da educação no Estado.
“Tratam-se de programas de cunho social. Não apenas permitem uma formação continuada, mas propiciam o resgate de docentes não qualificados que dificilmente teriam como ingressar à universidade para fazer um curso superior, como também daqueles desejosos por cursar uma segunda licenciatura”, disse Maria de Fátima. Já para o professor Juarez, “o intuito é de possibilitar a troca de experiências entre alunos que serão futuros profissionais da Educação e docentes que há anos exercem a profissão”.
Os referidos programas são financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Tanto o PARFOR quanto o PROFLETRAS são promovidos com o intuito de possibilitar a inserção de professores que já atuam na rede Básica de Ensino no cenário universitário. Já o PIBID, que também é voltado para o aperfeiçoamento e a valorização da formação docente, visa estimular a inclusão dos estudantes no contexto das escolas.
Além de palestras e oficinas, a programação é composta por apresentações de projetos vinculados ao PIBID, por alunos dos Cursos de Letras (habilitação Português e Inglês), Pedagogia, História e Geografia; exposição das ações executadas nos cursos de Pedagogia, Educação Física e Filosofia do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), ofertados pelo CH; e mostra das pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos estudantes do Mestrado Profissional em Letras, do Campus III.
Simone Bezerrill/Ascom-CH