Professores universitários e da educação básica debatem sobre PIBID e o ensino de língua portuguesa nas escolas

19 de julho de 2013
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Professor Juarez Nogueira Lins

Com o intuito de refletir sobre as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) nas escolas públicas de Guarabira, foi realizado, nessa quinta-feira (18), o I Colóquio de Língua Portuguesa no auditório do Centro de Humanidades (CH) do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O encontro reuniu professores universitários, docentes da rede básica de ensino e graduandos do curso de Letras.

De acordo com o coordenador do evento, professor Juarez Nogueira Lins, em setembro completará um ano da relação universidade-escola, promovida pelo PIBID. Através do programa, 15 estudantes de Letras atuam, juntamente com os professores das escolas, na melhoria do ensino público.

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Professoras da rede básica de ensino de Guarabira

Reflexões sobre o ensino de língua portuguesa e a formação de professores também foram objetivos do evento. O colóquio teve início no período da manhã (com palestras), e se estendeu durante os turnos da tarde (com oficinas), e noite (quando foram realizadas as apresentações de trabalhos).

Os professores da Universidade proferiram sobre as questões de flexibilidade, contextualidade e interdisciplinaridade quanto ao uso da língua portuguesa. Outras palestras foram concedidas por professoras da educação básica, que dialogaram sobre suas experiências profissionais e relataram as contribuições do PIBID para as escolas onde lecionam. Todas elogiaram a ação do programa de incentivo à docência.

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Estudantes do PIBID

Dentre os pontos levantados, em relação à colaboração dos estagiários, as professoras destacaram os seguintes: participação coletiva na construção de projetos; adoção de estratégias didáticas tecnologias e interdisciplinares; e busca de interação na sala de aula, visando alunos mais participativos e críticos.

Quanto ao incentivo do PIBID à carreira do magistério, as professoras ressaltaram que o trabalho desenvolvido em conjunto com os graduandos contribui para o sentimento de valorização profissional e desejo de voltar a interagir com a universidade, pois revelaram que a participação em eventos acadêmicos reduziu muito após a  formação docente.

“Por meio do PIBID, é possível estabelecer uma relação mútua de experiência. Se, por um lado, o contato direto com as escolas fortalece a prática dos professores da educação básica, que são incentivados a voltar a estabelecer o diálogo com a universidade, por outro, contribui para o enriquecimento prático dos graduandos com formações em curso”, enfatizou o coordenador Juarez Nogueira Lins.

 

 

Simone Bezerrill / Ascom-CH