Professores, estudantes e convidados prestigiam I Ciclo de Debates sobre História do Trabalho no CH

13 de agosto de 2013

DSC03831Professores, estudantes e convidados prestigiam o “I Ciclo de Debates sobre História do Trabalho” no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. O evento acadêmico, que teve início ontem (12) e se estende até amanhã (14), está sendo promovido pelo Departamento de História em parceria com o Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades (NDH-CH/UEPB) e o Grupo de Pesquisa Trabalho, Cultura e Poder.

Na tarde dessa segunda-feira (12), foi debatido o tema “O trabalho na sociedade escravocrata brasileira”, cuja discussão contou com as participações dos professores Solange Pereira da Rocha, da Universidade Federal da Paraíba, Luciano Mendonça de Lima e Luís Christillino Fonseca, ambos da Universidade Federal de Campina Grande.

Mais uma etapa do ciclo de debate foi realizada no período da noite. Sob a mediação do professor Tiago Bernardon de Oliveira, que é coordenador do NDH-CH, outros três pesquisadores convidados expuseram suas pesquisas a partir do eixo-temático “Organizações políticas de trabalhadores urbanos”. Foram eles: Paulo Giovani Antonino Nunes, da Universidade Federal da Paraíba,  Osvaldo Batista Acioly Maciel e Eltern Campina Valle, da Universidade Federal de Alagoas.DSC03834

As atividades continuam nesta terça-feira (13) com palestras em torno das seguintes temáticas: “Sindicatos de trabalhadores rurais” e “Trabalho e Saúde”. Na quarta-feira (14) serão promovidas outras duas sessões de debates, cujas discussões versarão sobre “Modernização e tradição na esfera do trabalho na Paraíba” e “Lutas sociais em Guarabira: duas biografias”.

Cine Trabalho

Durante os intervalos dos debates, são exibidos filmes que retratam as discussões em questão. Para a tarde de hoje (13), a partir das 17h, está programado o longa “Morte e vida Severina”. Amanhã, no mesmo horário, será exibido “O homem que virou suco”.

 

PROGRAMAÇÃO – Clique aqui e confira a programação completa.

 

 

 

Simone Bezerrill /Ascom-CH