Professores e estudantes do Centro de Humanidades têm projetos premiados no 23º Encontro de Iniciação Científica da UEPB
Dos mais de 400 projetos vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e inscritos no 23º Encontro de Iniciação Científica da UEPB (ENIC), apenas 16 ficaram entre os mais bem avaliados pela Comissão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentre os quais estão dois desenvolvidos por professores e estudantes do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. A premiação aconteceu quinta-feira (27), em Campina Grande, durante a programação do seminário “Desafios e perspectivas da graduação em fase do atual cenário brasileiro e das metas do PNE”.
Ao todo, foram oito categorias premiadas, sendo contemplados apenas dois projetos por cada área do conhecimento. No campo das Ciências Humanas, o destaque de “menção honrosa” foi para o projeto “Entre livros – uma história cultural no romance epistolar: ‘Cartas Portuguesas’ (XVII-XIX)”, orientado pelo professor Carlos Adriano Ferreira de Lima, do Departamento de História, e integrado pelas estudantes Lidiara Thalita Ferreira Costa e Velbiane Luzia da Silva Chaves.
Trata-se de um trabalho que é fruto de uma pesquisa de base bibliográfica sobre a produção cultural do livro. Segundo o docente, foi realizada uma análise do processo do circuito de produção e circulação das “Cartas Portuguesas” e discutido o gênero epistolar durante o período compreendido como Idade Moderna em Portugal, com ênfase nas relações entre crítica literária, história cultural e teoria da produção do livro enquanto suporte midiático.
“Originalmente, o projeto é um desdobramento do meu doutoramento, que seguiu caminhos diferentes pela dedicação e pesquisa. Este prêmio, numa conjuntura nacional que desanima os professores e faz repensar no papel da universidade, evidencia a íntima e necessária relação do tripé ensino, pesquisa e extensão. Infelizmente, nosso projeto não foi aprovado para o ano 2016/2017, mas seguiremos na luta por uma universidade pública de qualidade. Agradecemos a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, sobretudo aos professores Maria José e Cidoval Morais, que deram exemplo de como conduzir um evento tão sério e com um diálogo tão amplo entre as áreas do conhecimento”, disse o professor Adriano.
Por sua vez, a estudante Velbiane ressaltou o orgulho pelo reconhecimento do projeto exposto: “Para mim, foi uma imensa alegria estar entre os melhores da área de humanas, dentre tantos projetos magníficos que foram apresentados no ENIC. É muito satisfatório ser reconhecido pela comunidade acadêmica, já que muitas vezes enfrentamos desafios e momentos difíceis, entretanto, como diria meu orientador, o desejo de saborear o saber é maior”.
Já na área Linguística, Letras e Artes, a “menção honrosa” foi conferida ao projeto “Transferência fonológica na aquisição do Inglês como L2”, orientado pelo professor Leônidas José da Silva Junior, do Departamento de Letras. Fazem parte do projeto os seguintes estudantes: Ivandra Alice De Lima Moreira, Jackeline Freitas de Sousa, Jaeffison Fonseca Furtado e Luan Roney Alves dos Santos.
O referido trabalho visa avaliar, através da análise acústica da fala, padrões fonético-articulatórios produzidos por brasileiros que falam o idioma inglês. Neste caso, será apontando o que caracteriza o sotaque nacional com o objetivo de minimizar dificuldades na pronúncia em sala de aula. “O prêmio em questão reafirma o compromisso da UEPB com as pesquisas da linguística computacional, por meio das quais temos a oportunidade de apresentar dados analisados em programa de voz. Tal fato permite mostrar tanto a fonética quanto a fonologia como um bom caminho para a aquisição de línguas estrangeiras de modo mais efetivo”, avaliou Leônidas.
De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, nos últimos anos a Instituição deu saltos qualitativos na pós-graduação e na pesquisa, o que a levou a criar alguns prêmios como forma de incentivar os estudantes. “Esse prêmio não só é um reconhecimento da potencialidade que a UEPB tem já na iniciação científica, mas também é uma forma de estimular os novos pesquisadores ”, destacou.
Simone Bezerrill/Ascom-CH
Fotos: Paizinha Lemos