Professor do Campus III lança livro sobre megafauna pleistocênica da América do Sul

25 de julho de 2014

autógrafosFoi lançado, nessa quinta-feira (24), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, o livro “Megafauna Pleistocênica Da América do Sul”, escrito pelo professor do Departamento de Paleontologia, Juvandi de Souza Santos, com o apoio da ex-aluna do Curso de Biologia, Juliana Carla Silva de Carvalho.

Trata-se de um estudo sobre o processo de formação dos fósseis de um mastodonte, com a finalidade de identificar os minerais que o compõem. Segundo o docente, a obra aborda, dentre outras problemáticas, questões relacionadas a processos de análise, características da espécie e causas de extinção.

“O livro traz um estudo de Tafonomia realizado em um mastodonte do Pleistoceno, período geológico do planeta Terra que compreende o lapso de tempo entre dois milhões de anos até mais ou menos oito mil anos atrás, quando teve início o período geológico que vivenciamos atualmente, o Holoceno. Foi naquele período que animais de grande porte viveram”, explicou Juvandi.

livros

De acordo com o pesquisador, o livro é resultado de um trabalho de dois anos de escavação no sítio arqueológico Lagoa Salgada, situado no município de Areial, onde foram localizados vestígios de um mastodonte, cuja aparência se assemelha tanto a um mamute quanto a um elefante atual.

Os fósseis do mastodonte encontram-se no Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba e no Museu de História Natural da UEPB, ambos em Campina Grande. Este é o vigésimo quinto livro da área de Paleontologia publicado pelo autor. Em breve, será disponibilizada a versão e-book.

 

Lagoa Salgada

Descoberto em abril de 2006, o sítio arqueológico e paleontológico Lagoa Salgada trata-se de um lago de pequenas dimensões situado entre os municípios paraibanos de Areial, Montadas e Pocinhos. Composto por água salgada, permanece a maior parte do ano vazio. As primeiras escavações no local foram feitas por profissionais da Universidade Estadual da Paraíba.

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH