Prestação de contas itinerante da UEPB chega ao Centro de Humanidades
Com o objetivo de demonstrar como e onde são aplicados os recursos destinados à Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), representantes das Pró-reitorias de Gestão Administrativa (PROAD), Infraestrutura (PROINFRA), Gestão de Pessoas (PROGEP), e Planejamento (PROPLAN), bem como do Setor de Transparência, se reuniram, na tarde dessa segunda-feira (18), com professores, estudantes e servidores técnicos administrativos do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira. Trata-se da prestação de contas itinerante que está sendo realizada em todos os centros acadêmicos da Instituição.
De acordo com a pró-reitora adjunta de Planejamento, a economista Pollyanna Xavier, a iniciativa visa criar um elo mais estreito com os centros, para que as demandas sejam sistematizadas e, consequentemente, atendidas com mais eficiência. Ela fez uma apresentação da prestação de contas financeira e orçamentária referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2016, destacando as despesas de pessoal, corrente e de capital.
O demonstrativo da execução da folha de pagamento do exercício de 2016 ficou a cargo do contador da PROGEP, Alexandre Menino de Farias, que detalhou os gastos com o pagamento dos servidores, sobretudo dos que estão lotados no Centro de Humanidades (CH). Já o pró-reitor da PROINFA e a pró-reitora adjunta da PROAD, professor Álvaro Luís Pessoa de Farias e Angélica Lucena, expuseram os demonstrativos das demandas atendidas e em andamentos para este ano, dentre as quais está a construção da Subestação Elétrica do Campus de Guarabira.
Por sua vez, o servidor Ivan Barbosa, vinculado à PROPLAN, apresentou o novo Portal da Transparência, canal que objetiva ampliar o acesso às informações acerca da realidade financeira e orçamentária da UEPB. Além de demonstrar a funcionalidade do portal, ele apontou os caminhos que permitem um acesso mais rápido e objetivo aos usuários. Todos os dados expostos na reunião podem ser verificados no endereço eletrônico www.transparencia.uepb.edu.br.
O levantamento das necessidades de cada campus guiará a composição do orçamento de 2017 da Instituição. Os demais centros a serem visitados são os de Monteiro, dia 20; João Pessoa, dia 26; Catolé do Rocha, dia 27; e Patos, também no dia 27 de abril.
Simone Bezerrill/Ascom-CH