Polo Guarabira do Curso de Especialização do Estado realiza seminário sobre Pesquisa em Educação
Com o objetivo de suscitar discussões acerca dos procedimentos da pesquisa científica, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoveu, no último sábado, 14 de dezembro, o Seminário Pesquisa em Educação, voltado para os estudantes do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. O evento marcou o encerramento das atividades acadêmicas 2013 das seis turmas do Polo Guarabira.
Cerca de 270 professores cursistas, oriundos de municípios das regiões Brejo e Agreste, puderam assistir palestras que versaram sobre os seguintes temas: metodologia científica, pesquisas qualitativas e quantitativas, projetos de pesquisa, problemáticas e normas da ABNT.
O evento foi organizado pelo coordenador do Polo Guarabira, professor Belarmino Mariano Neto, juntamente com os professores que integram o quadro docente do curso de pós-graduação lato sensu. O seminário também contou com a colaboração da professora Eliane Moura, pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância e coordenadora geral do Curso de Especialização em todos os campi da UEPB.
“Esse evento consolida o quinto Módulo, que trata das teorias e metodologias para a pesquisa em educação. Nesse sentido, os palestrantes abordaram questões importantes, como a pesquisa participante, a pesquisação e as problemáticas, além das normas para a realização de trabalhos acadêmicos. Saliento, ainda, a experiência didática dos professores do Ensino Médio, aqui do Polo Guarabira, nos debates levantados”, ressaltou o professor Belarmino Mariano Neto.
De acordo com a coordenadora pedagógica do curso, professora Terezinha Medeiros, “o seminário pode constatar a significância da especialização para a comunidade local, sendo os maiores beneficiados os estudantes do Ensino Médio, pois na medida que os professores se qualificam, dinamizam ainda mais as suas metodologias e práticas pedagógicas cotidianas de ensino”, frisou.
O curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares trata-se de uma parceria entre a UEPB e o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Estado. Com duração de 12 meses, o curso está dividido em nove módulos, cujos conteúdos curriculares estão direcionados para os eixos temáticos norteadores pelo Ministério da Educação e Cultura, tais como: Educação e Identidade, Educação e Tecnologia, Educação e Campo, Educação e Cidadania, Educação e Cultura, Educação e Cidade, Educação e Comunicação, Educação e Trabalho, Educação e Pesquisa.
O projeto, que é voltado para professores e técnico-administrativos da rede estadual que possuem graduação, beneficia 8 mil profissionais que se inscreveram no curso de pós-graduação nos diversos polos de ensino disponibilizados pela UEPB.
Simone Bezerrill / Ascom-CH