Pesquisadores e estudantes da área de Educação debatem sobre o uso das novas tecnologias no âmbito escolar
Pesquisadores, professores e estudantes da área de Educação prestigiaram a abertura do 1º Seminário de Educação e Novas Tecnologias, realizado nessa sexta-feira (14), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.
Com o objetivo de levantar um debate acerca do uso de recursos tecnológicos no âmbito escolar, o seminário teve como atividade inaugural a mesa redonda “As novas Tecnologias na Educação”, dinamizada a partir das apresentações de professoras com formação no campo das Ciências da Educação e Informação.
Professora do campus III da UEPB, Rosilene Agapito da Silva Llarena sistematizou uma problematização sociocultural com a palestra “Sociedade Contemporânea, Sociedade da Informação?. Por sua vez, a docente Taíses Araújo da Silva, também do campus de Guarabira, refletiu sobre o desenvolvimento da modalidade ensino a distância, tendo como base o tópico “Tecnologia na Educação e as novas perspectivas em EaD”. A professora Rosângela de Araújo Medeiros, que atua no campus de Patos, proferiu a palestra “Projetos didáticos digitais: trabalhando pedagogicamente com o Linux”, através da qual discutiu a importância da elaboração de projetos pedagógicos em consonância com o referido sistema operacional.
As discussões, o compartilhamento de ideias e a troca de experiências seguiram no período da tarde com exposições de banners e realizações de minicursos e oficinas. O evento foi uma iniciativa do projeto de extensão “Brejo Digital”, coordenado pela professora Mônica de Fátima de Oliveira. Também contou com a colaboração dos professores José Otávio da Silva, Rita de Cássia da Rocha Cavalcante e Vanusa Valéria dos Santos, todos do Departamento de Educação do Centro de Humanidades.
“O seminário teve como finalidade principal contribuir para o amadurecimento acerca do debate em foco, buscando potencializar as novas tecnologias na educação. Tudo isso proporcionará uma formação mais abrangente aos alunos do Curso de Pedagogia. Saliento que este é apenas o primeiro de uma série de eventos sobre a temática”, declarou a professora Mônica.
Simone Bezerrill / Ascom-CH