Núcleo de Documentação Histórica do CH promove minicurso com vagas para docentes da educação básica
Visando enfatizar a dinâmica das relações sociais a partir do estudo de setores pouco trabalhados nos livros didáticos, o Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (NDH-CH/UEPB) promoverá o minicurso “A história ‘vista de baixo’ e o Ensino de História”. A atividade acadêmica será executada em quatro módulos, nos dias 15, 16, 22 e 23 deste mês.
Devido à grande procura, as 40 vagas destinadas aos estudantes foram preenchidas em apenas três dias. Mas os professores da educação básica, da rede pública ou privada de ensino, ainda podem se inscrever, desde que estejam em exercício. A estes profissionais estão sendo disponibilizadas 30 vagas. As inscrições podem ser efetuadas na secretaria da Coordenação do curso de História ou através do envio de dados para o e-mail: ndh.ch.uepb@gmail.com.
De acordo com o coordenador do minicurso, professor Tiago Bernardon, caso as referidas vagas não sejam preenchidas até o dia 9 deste mês, serão remanejadas para os estudantes de licenciaturas.
O minicurso será aplicado no Auditório do Centro de Humanidades, das 18h às 22h.
Programação:
15 de Agosto (Quinta-feira): História vista de baixo e classes sociais –
Prof. Tiago Bernardon de Oliveira (Depto. História – CH – UEPB);
16 de Agosto (Sexta-feira): Ensino de História e Direitos Humanos –
Profa. Luciana Calissi (Depto. História – CH – UEPB);
22 de Agosto (Quinta-feira): Ensino de História e relações étnicas –
Prof. Waldeci Ferreira Chagas (Depto. História – CH – UEPB);
23 de Agosto (Sexta-feira): A História vista de baixo nos livros didáticos –
Prof. João Batista Gonçalves Bueno (Depto. História – CH – UEPB).
Saiba mais sobre o núcleo
Vinculado ao Departamento de História, o Núcleo de Documentação Histórica do Centro de Humanidades da Universidade Estadual da Paraíba (NDH-CH/UEPB) encontra-se em processo de institucionalização e estruturação. No momento, dispõe apenas de autos-findos doados pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), mediante convênio firmado com a UEPB em agosto de 2011. Tais documentos estão sendo higienizados e organizados pelos integrantes do Grupo de Pesquisa Trabalho, Cultura e Poder.
Os documentos que seriam revertidos à prática de eliminação pelo Tribunal, agora se transformaram em valiosas fontes de pesquisa para o campo da História. A inciativa, pioneira no Estado, segue exemplos de outras universidades brasileiras. Trata-se de um esforço que visa reverter uma lei estabelecida em 1987, que permite o descarte de documentação. Neste sentido, a ideia é tanto preservar os documentos quanto mudar essa política seguida pelos tribunais de justiça de todo o país.
“A proposta do NDH-CH é que venha a se constituir num espaço destinado à organização, conservação e disponibilização à consulta pública de fontes documentais produzidas, principalmente, na região do Brejo paraibano, além de instrumento de apoio à investigação histórica”, explicou o professor Tiago Bernardon, coordenador do núcleo.
Simone Bezerrill / Ascom-CH