Moderno Laboratório de Línguas é instalado no Campus de Guarabira
Tecnologia, interatividade e ensino. É o que será possível com o moderno Laboratório de Línguas que foi instalado, nesta semana, no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. O equipamento, originário de uma empresa finlandesa com mais 50 anos de experiência no ramo, dispõe de ferramentas que possibilitam fotografar, gravar sons e projetar imagens em alta definição.
De acordo com os analistas de sistema Cícero Herlândio e Ricardo Mota, responsáveis pela instalação, manutenção e treinamento dos professores, o espaço conta com um telão e 24 computadores adequados para desenvolver 13 atividades, todas a partir do comando de recursos acionados pelo professor em interação com os alunos.
Dentre tais procedimentos, estão: prática de leitura; interação modelo, através do qual o estudante é colocado em simulação de diálogo com um estrangeiro; gravação de voz e posterior correção; par de discussão, atividade na qual dois alunos podem trocar ideias; estabelecimentos de conversas telefônicas e interpretação simultânea, visando à formação de intérpretes.
Outro recurso interessante destacado pelos analistas de sistema da empresa Optécnica diz repeito à existência de uma moderna câmera de documentos, por meio da qual será possível ao professor demonstrar imagens, de forma simultânea, a todos os computadores do laboratório, podendo propor tarefas coletivas ou individualizadas.
Como a tecnologia permite a busca de sites, imagens, vídeos e a projeção de páginas de livros e sons na tela dos computadores dos alunos, o laboratório poderá ser utilizado por qualquer um dos cinco cursos oferecidos pelo CH, sendo necessário apenas que o docente tenha habilidade em utilizar as ferramentas. Trata-se de um uso interdisciplinar do equipamento.
O laboratório conta com 12 cabines de estudo, cada uma com capacidade para dois estudantes. Uma cabine multimídia é de uso exclusivo do professor que ministra as atividades. O espaço já se encontra adaptado à necessidade de alunos especiais, com a instalação de cabines maiores destinadas a cadeirantes.
“Com o Laboratório de Línguas, o Departamento de Letras terá plenas condições para, juntamente com os seus grupos de pesquisas, constituir o seu núcleo de estudos linguísticos, atrelando os equipamentos ao novo curso de Mestrado Profissional, oferecendo também novas especializações na área de novas tecnologias informacionais, cursos de extensão em diferentes línguas, projetos de pesquisas, entre outros”, enfatizou o diretor do Campus III, professor Belarmino Mariano Neto.
O Laboratório de Línguas será coordenado pelo professor Leônidas José da Silva Junior, lotado no Departamento de Letras.
Ascom/CH