Mesa redonda reúne representantes de diferentes religiões e doutrinas para debate sobre tolerância religiosa

10 de dezembro de 2015

mesa2Representantes de diferentes religiões e doutrinas compartilharam saberes e debateram diversos conceitos durante a realização da mesa redonda intitulada “Tolerância e Religiosidade”. A atividade foi promovida, nessa quarta-feira (9), pelo Departamento de Educação do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, em parceria com a turma do período 2015.1 do Curso de Pedagogia, turno manhã.

Cada um dos debatedores expôs opiniões, fundamentadas a partir dos preceitos religiosos que seguem, acerca de temas considerados polêmicos e complexos pela sociedade, tais como: concepção de família, aborto e vida após a morte. De acordo com a professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante, o evento teve como finalidade possibilitar aos estudantes um contato com diferentes correntes de pensamentos religiosos como forma de melhor instrumentalizá-los enquanto futuros pedagogos.

mesa3É fundamental ter o respeito pela pluralidade religiosa. Essa questão, sem dúvida, perpassa pela esfera da Educação. É preciso desenvolver uma prática de ensino que seja mais inclusa e tolerante principalmente quando o que se está em foco é a temática da religiosidade. A atividade proposta serviu como um ponto de reflexão. Não se trata aqui de querer doutrinar ninguém, mas de abordar questões que estão presentes no nosso cotidiano”, relatou a docente.

A mesa redonda foi composta pelas representantes do Núcleo Espírita Amigos da Paz, Márcia Amaral e Ternusa Paiva; pelo padre da Diocese de Guarabira, Kléber Rodrigues; pelos membros da Igreja Adventista, Raimundo Nonato e José Jaílson Lima; e da Assembleia de Deus, Samuel Nascimento e Marcos Felipe. O evento também foi prestigiado pela chefe do Departamento de Educação, professora Ivonildes Fonseca, e pela docente Aurenísia Coutinho.

.

.

Simone Bezerrill/Ascom-CH