Professores discutem atualidade do discurso de Maquiavel no Centro de Humanidades
Dando continuidade às atividades acadêmicas desenvolvidas no Centro de Humanidades do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mais uma mesa redonda foi promovida, na última quinta-feira (25), pelo Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste da Paraíba (CRDHA).
Com o tema “Discutindo Maquiavel nos 500 anos de Comemorações de “O príncipe“, os palestrantes abordaram a questão do realismo político de Nicolau Maquiavel e o estudo metodológico do contexto no qual a referida obra foi escrita. Além disso, foram levantadas discussões sobre a atualidade do discurso político do autor, sendo enfatizado a importância de suas lições para um exame da realidade presente num Estado democrático de direito.
“A ideia foi, basicamente, levantar alguns dos pensamentos de Maquiavel para a construção de hipóteses sobre suas aplicabilidades no âmbito de uma democracia representativa que tem sido fulminada pela ausência de elementos fundantes e estruturantes da ciência política, como exemplos: a ética, a estratégia de assuntos de Estado e a ideia da manutenção do poder”, explicou o coordenador do evento, professor Luciano Nascimento Silva.
Além do professor Luciano Nascimento Silva, que também é coordenador do CRDHA, outros dois pesquisadores participarão do debate: Rubens Pinto Lyra, docente da Universidade Federal da Paraíba (UEPB) e Universidade Potiguar (UP), no Rio Grande do Norte; e Vinícius Soares de Campos Barros, professor lotado no Departamento de Ciências Jurídicas do Centro de Humanidades.
Ascom/CH