Professores discutem atualidade do discurso de Maquiavel no Centro de Humanidades

29 de julho de 2013

slide-mesaDando continuidade às atividades acadêmicas desenvolvidas no Centro de Humanidades do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), mais uma mesa redonda foi promovida, na última quinta-feira (25), pelo Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste da Paraíba (CRDHA).

Com o tema “Discutindo Maquiavel nos 500 anos de Comemorações de “O príncipe“, os palestrantes abordaram a questão do realismo político de Nicolau Maquiavel e o estudo metodológico do contexto no qual a referida  obra foi escrita. Além disso, foram levantadas discussões sobre a atualidade do discurso político do autor, sendo enfatizado a importância de suas lições  para um exame da realidade presente num Estado democrático de direito. 

“A ideia foi, basicamente, levantar alguns dos pensamentos de Maquiavel para a construção de hipóteses sobre suas aplicabilidades no âmbito de uma democracia representativa que tem sido fulminada pela ausência de elementos fundantes e estruturantes da ciência política, como exemplos: a ética, a estratégia de assuntos de Estado e a ideia da manutenção do poder”, explicou o coordenador do evento, professor Luciano Nascimento Silva.

Além do professor Luciano Nascimento Silva, que também é coordenador do CRDHA, outros dois pesquisadores participarão do debate: Rubens Pinto Lyra, docente da Universidade Federal da Paraíba (UEPB) e Universidade Potiguar (UP), no Rio Grande do Norte; e Vinícius Soares de Campos Barros, professor lotado no Departamento de Ciências Jurídicas do Centro de Humanidades.

Ascom/CH