26 de outubro de 2023

Integrantes do Projeto de extensão “Tecnologias na Educação: ressignificando as formas de ensinar e aprender”, do Curso de Pedagogia, Campus III, participaram do 28° Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED), que aconteceu nos dias 15, 16, 17 e 18 deste mês no Rio de Janeiro.

O projeto é coordenado pela professora Dra Taíses Araújo que participou como integrante do Comitê Científico e palestrante no evento. Também participaram as extencionistas Katiane Soares (bolsista da Proext) e Pricila Freire (monitora e extencionista voluntária) apresentando poster com Relato das vivências e contribuições das ações extencionistas , representando os demais integrantes do Projeto,

O Projeto “Tecnologias na Educação: ressignificando as formas de ensinar e aprender”, trata-se de um curso , desenvolvido através de oficinas online, via Google Meet. O público-alvo são gestores e docentes da Educação Básica de escolas públicas estaduais e municipais do Agreste paraibano; graduandos das Licenciaturas em Letras, História, Pedagogia, Geografia, dentre outras. Tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências digitais e uso mediador das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas.

Nossas oficinas têm contribuído para o uso das TDIC como recursos didáticos que potencializam o processo de mediação pedagógica e para o
desenvolvimento das competências digitais dos participantes,, salientou a profa Taíses.

Quanto a resultados desta experiência do Congresso, elas afirmaram que foram dias de muitos aprendizados, de interação com grandes estudiosos da área de Tecnologias na Educação e EaD, além de contado com profissionais e empresas nacionais e internacionais, a exemplo de representantes da Googld for Education, que ficaram encantados com o projeto e até sinalizaram para possibilidade de apoio tecnológico para que as ações do projeto possam ser oferecidas aos docentes de todo país.

A equipe de extensionistas disseram de sua gratidão a Proest e aos gestores, docentes, funcionários e discentes do Curso de Pedagogia e de todo Centro de Humanidades, que colaboraram financeiramente para que as estudantes pudessem participar.