Grupo de pesquisa do Campus III realiza palestra sobre fundamentos epistemológicos da Geografia
Trocar experiências e compartilhar conhecimentos. Esse foi o objetivo da primeira atividade acadêmica promovida, nessa terça-feira (4), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado em Guarabira, pelo grupo de pesquisa “Estudos geográficos: ensino e formação de professores”, coordenado pela professora Regina Celly Nogueira da Silva, do Departamento de Geografia do Centro de Humanidades (CH).
O evento contou com a palestra “Os sujeitos e a subalternidade como episteme geográfica”, ministrada pelo professor Thiago Romeu de Souza, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O docente fez uma explanação sobre a trajetória da Geografia enquanto área de pesquisa e ensino, além de enfocar a importância de se pensar o espaço como um processo dinâmico que, ao mesmo tempo, é produtor e produto das relações sociais. “Os seres humanos são mais do que atores no espaço, são sujeitos que atribuem sentidos e o transformam de múltiplas maneiras e em diferentes épocas”, explicou o professor.
Para a professora Regina Celly, a iniciativa buscou debater não apenas questões referentes à transformação do pensamento geográfico no tempo, mas, principalmente, discutir sobre pontos e levantar problemáticas que envolvem a formação docente e o ensino de Geografia. “É de suma relevância e pertinência fazermos uma reflexão, a partir do tema em foco, acerca da atuação do nosso curso de licenciatura. Por isso, visamos ampliar cada vez mais o diálogo entre professores e estudantes”, disse Regina, que ainda ressaltou o empenho das professoras Ana Carla e Michele Kelly na organização da palestra.
O referido grupo de pesquisa foi constituído, em 2016, para promover pesquisas, debates, estudos, publicações e eventos na área de Geografia, tenho sido fruto dos anseios de uma equipe de professores da UEPB e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba/Campus Guarabira. Segundo a coordenadora, os docentes envolvidos no projeto têm em comum a preocupação com o ensino de Geografia e os seus rumos no mundo atual, desde o nível básico até o superior.
Simone Bezerrill Cardozo/Ascom-CH