Grupo de estudo “(Re) lendo Shakespeare” inicia novo ciclo de debates
Após o encerramento das atividades do grupo de estudo “(Re) lendo Shakespeare: prolegômenos de uma reflexão intermidiática”, um novo ciclo de debates é iniciado no Centro de Humanidades (CH) do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Desta vez, o projeto, que é coordenado pelo professor do Departamento de História Carlos Adriano Ferreira de Lima, abordará as peças teatrais do escritor inglês a partir do diálogo estabelecido com a minissérie brasileira “Som e Fúria”.
Segundo o professor Carlos Adriano, a relevância do projeto se justifica pelo fato de possibilitar reflexões sobre os desdobramentos da cultura e as relações intermidiáticas entre teatro, cinema, literatura e televisão. Outro ponto destacado pelo docente, em relação à importância da iniciativa, diz respeito ao ineditismo da abordagem sobre um seriado televisivo e as peças teatrais de William Shakespeare na relação com o Brasil.
A primeira etapa do grupo de discussão foi encerrada em dezembro de 2012. “A proposta inicial visava apresentar o seriado ‘Som e Fúria’ enquanto espaço intermidiático das relações mantidas com as peças de Shakespeare e suas fusões com as demais mídias e/ou elementos artísticos e estéticos”, explicou o coordenador.
O grupo de estudo abrange as seguintes áreas temáticas: história; história da mídia e intermidialidade. Tem como público-alvo alunos do ensino médio e da graduação, professores do município, técnicos-administrativos e a população em geral. Os encontros acontecem semanalmente.
Para os que fizeram parte da primeira fase dos debates, os certificados de participação já se encontram disponíveis na Coordenação do curso de História, nos turnos tarde e noite.
Ascom/CH