Área de abrangência: História e Educação
Área temática: Educação Étnicorracial
Linha de pesquisa: História e Cultura Afro-brasileira/Educação Quilombola
Público alvo: Professores (as) e estudantes da rede pública de ensino
Duração: agosto de 2012 a agosto de 2013
Coordenadores:
Profº Dr. Waldeci Ferreira Chagas
Profª Drª Ivonildes da Silva Fonseca
Profª MS. Betânia Maria Lira.
Sobre o projeto
Consiste em possibilitar aos (as) professores (as), gestores (as) e estudantes da educação básica vivenciar, valorizar e respeitar as práticas culturais das pessoas negras, de modo a efetivar na escola a educação para a igualdade racial, enfrentar e combater o preconceito racial em conformidade com a lei 10.639/03, com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, bem como com o Plano Nacional de Implementação de tais diretrizes. O projeto está sendo desenvolvido nas escolas Firmo Santino da Silva, na comunidade quilombola Caiana dos Crioulos-Alagoa Grande – PB e Escola Frei Benjamim, Comunidade Quilombola do Matias, Serra Redonda-PB.
Objetivos:
- Desenvolver junto aos (as) professores (as) e estudantes da educação básica atividades que os possibilitem desconstruir as “imagens” negativas acerca das práticas culturais das pessoas negras, de modo a tornar a sala de aula e a escola espaços pluricultural, portanto, de inclusão;
- Possibilitar professores (as) e estudantes da educação básica conhecer a cultura local e regional e nela identificar as expressões e manifestações das populações negras;
- Desenvolver na escola atividades coletivas de caráter cultural e pedagógico com relação à história e cultura afro-brasileira e africana;
- Identificar e valorizar personalidades negras paraibanas presentes no contexto da história do Brasil.
Importância para os participantes:
Os estudantes participantes do projeto aprendem a desenvolver atividades de enfrentamento ao racismo na escola e de valorização da cultura afro-brasileira, assim como passam a conhecer o acervo cultural afro-brasileiro, sobretudo, as referências paraibanas. Antes das atividades serem desenvolvidos nas escolas, os participantes do projeto vivenciam os conteúdos através das oficinas preparadas coletivamente
Estudantes Participantes:
- Camila da Silva Nascimento
- Cícero Camilo de Sena Azevedo
- Cilene de Sousa Agostinho
- Damião Cavalcante do Nascimento
- Daniel de Oliveira
- Djanira Meneses da Silva
- Edilene de Castro Santos
- Ellen Hortência Silva Santos
- Fernando Domingos de Aguiar
- Jedicleison Pereira da Silva
- Júlio Cesar Pereira dos santos
- Leonardo Sousa da silva
- Lidineide Vieira da Costa
- Luís Carlos Oliveira
- Maria de Fátima de Sales Silva
- Patrícia Ferreira da Silva
- Renata Lúcio de Oliveira
- Rodrigo da Silva Gomes
- Tania Cistina Ferreira de Macedo
- Tiago Salvador
Cronograma/ Atividade Semanal
Módulos | Professor responsável | CH | Data |
1) Encontros afro-pedagógicos. O projeto será iniciado com a realização de 04 encontros pedagógicos, sendo 01 por cada grupo de escolas. | Waldeci Ferreira Chagas e Betânia Maria Lira | 32h | Segunda |
2) Sextas Negras. Na última sexta-feira de cada mês será realizada na escola uma atividade artístico-cultural e pedagógica. | Waldeci Ferreira Chagas, Ivonildes da Silva Fonseca e Betânia Maria Lira. | 40h |
Sexta |
3) Cine Negro. Serão exibidos na escola filmes nacionais e estrangeiros do conhecimento ou não da comunidade escolar, cujo conteúdo verse sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. | Waldeci Ferreira Chagas; Ivonildes da Silva Fonseca e Betânia Maria Lira. | 30h | Segunda |
4) Expedição científica Pesquisa de campo? De onde viemos? Levar estudantes e professores (as) aconheceros espaços e territórios tradicionais de expressão, manifestação e vivência da cultura afro-brasileira, a exemplo de terreiros (jurema, umbanda ou candomblé) e comunidades remanescentes quilombolas. | Waldeci Ferreira Chagas e Betânia Maria Lira | Segunda | |
5) Oficinas: Escrita do outro, imagens de mim. Estimular professores (as) e estudantes da educação básica a produção do conhecimento sobre a história e cultura afro-brasileira e africana. Para tanto, serão realizadas oficinas de leituras e discussões, e depois oficinas de escritas pertinentes a tais conteúdos. | Waldeci Ferreira Chagas e Betânia Maria Lira | 40h | Segunda |