Ex-aluna do CH defende dissertação em Portugal sobre formação de professores estagiários da UEPB

4 de novembro de 2013

modificada“Percepções dos professores estagiários sobre a sua formação inicial, na Universidade Estadual da Paraíba”. Esse foi o título da dissertação de Mestrado defendida, recentemente, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, em Portugal, por uma ex-aluna do curso de História do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

Na última sexta-feira (1°), durante encontro realizado no Centro de Humanidades (CH), com a turma da disciplina de Estágio Supervisionado Obrigatório II, ministrada pela professora Marisa Tayra, Francinete Augusto Gomes apresentou e debateu os resultados da pesquisa que desenvolveu a partir de questionários aplicados a 143 estudantes de vários cursos de licenciatura, matriculados nas disciplinas de estágio docência dos campi de Campina Grande e Guarabira.modifica2

Percebendo o estágio pedagógico como uma etapa fundamental na formação do professor, a pesquisadora se interessou pela temática, em 2010, quando iniciou a prática docente na condição de estagiária. “Tendo como parâmetro as dificuldades que tive durante meu estágio, levantei várias questões acerca da formação do professor e busquei entender a importância do curso, do orientador, da escola e do ato de lecionar para o desenvolvimento pessoal, social e profissional do futuro docente. Trabalhei tais problemáticas, primeiro, na minha monografia de curso, depois busquei aprofundá-las no mestrado”, explicou Francinete.

Dentre os principais questionamentos levantados pela pesquisadora, em sua dissertação, estão: Que modelos de formação de professores são privilegiados pelos cursos de licenciaturas da UEPB? E, qual o papel do professor orientador na formação dos estagiários?. Segundo Francinete, o objetivo do referido estudo de caso era conhecer as percepções dos professores estagiários, de suas experiências em sala de aula, e contribuir com propostas que possibilitassem o enriquecimento de sua formação inicial.

“Buscamos compreender os processos de formação existentes e suas respectivas dificuldades, procurando melhorias para que os professores estagiários se transformem em profissionais aptos e com competências práticas e teóricas”, ressaltou a mestre.

 

 

Simone Bezerrill /  Ascom-CH