Aula de campo: estudantes de Geografia do Campus de Guarabira percorrem mais de 90% do Litoral paraibano

3 de dezembro de 2013

mataraca2Com o objetivo de complementar estudos teóricos com aulas de campo, como prerrogativa fundamental para a qualidade do ensino, estudantes do Curso de Geografia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, percorreram mais de 90% do Litoral paraibano, e trechos do Agreste. Depois de três dias passando por diversas localidades, o roteiro de estudos foi concluído nesse domingo (1º), pelas turmas das disciplinas Biogeografia e Estudos Integrados do Meio Ambiente, ministradas, respectivamente, pelos professores Luciene Vieira de Arruda e Belarmino Mariano Neto.ESTUDANTES

Cerca de 40 alunos partiram de Guarabira, na última sexta-feira (29), em direção à Barra de Camaratuba, no município de Mataraca, que faz fronteira com o estado do Rio Grande do Norte. Em seguida, o percurso continuou com destino ao município do Conde, se estendendo até as imediações da praia de Tambaba. Segundo o professor Belarmino Mariano, as pesquisas abrangeram estudos de climatologia, geomorfologia, pedologia, biogeografia e fitogeografia, além de geografia agrária, urbana e do turismo.

PROFESSORESO docente ainda destacou alguns dos principais objetivos da aula de campo interdisciplinar: conhecer os componentes geoambientais (geologia, geomorfologia, clima, solos e biodiversidade) para identificar e avaliar as potencialidades e vulnerabilidades do litoral paraibano; compreender os processos morfodinâmicos e pedogenéticos, além das formações superficiais e do uso e ocupação do solo; e propor medidas que possam contribuir para um melhor aproveitamento dos recursos naturais da localidade percorrida.

As aulas práticas tiveram como parâmetro os conteúdos programáticos referentes às ementas das  citadas disciplinas. “Teoria e prática sempre devem ocorrer de forma concomitante no processo de aprendizado do futuro profissional de Geografia”, ressaltou o professor Belarmino.

 

 

Simone Bezerrill  / Ascom-CH