Especialização em Educação Étnico-Racial prorroga prazo de inscrição e amplia vagas para profissionais do Ensino Fundamental II
Foi prorrogado até o dia 30 de maio o prazo de inscrição na Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas do Centro de Humanidades (NEABI) do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. Estão sendo disponibilizas 40 vagas a profissionais da rede pública de ensino que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e II, seja na função de professor, coordenador, monitor de creches ou gestor pedagógico. Concluintes de qualquer graduação que já estejam exercendo a prática docente também podem participar da seleção.
O curso é fruto da parceria entre a UEPB e o projeto educativo de valorização cultural “A cor da Cultura”, que foi criado em 2004 através do Canal Futura, a Petrobras, o Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), a TV Globo e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). A implantação da especialização ainda conta com o apoio da Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê) e do NEABI da Universidade Federal da Paraíba.
Segundo a coordenadora, professora Ivonildes Fonseca, a iniciativa visa atender o que está preconizado na Lei federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História da África, dos povos africanos e da cultura afro-brasileira na Educação Básica, e contribuir na instrumentalização conceitual, a partir de propostas e desenvolvimentos de práticas pedagógicas, dos profissionais que trabalham a temática nas escolas públicas.
“O Brasil é um país com poucas pesquisas e poucas publicações acerca da criança afrodescendente ou negra e, em consequência disso, seu cotidiano escolar é de não acolhimento, provocando sofrimento e embotamento da autoestima. Essa situação é mais visível na realidade das escolas públicas, embora não seja exclusiva deste espaço. Assim, esta pós-graduação tem a finalidade de refletir sobre essas questões e de trazer metodologias de ensino que contribuam com a educação étnico-racial”, destacou Ivonildes.
A especialização terá 360 horas de duração, sendo as aulas ministradas aos sábados. Os interessados devem efetuar suas inscrições na Secretaria do Direção do CH, nas segundas, terças e sextas-feiras, das 14 às 17h; ou no turno da noite, todos os dias da semana, das 19h às 21h. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher um formulário com os dados pessoais e entregar xerox do RG, CPF, diploma, certidão de conclusão ou declaração de que é concluinte de curso de graduação, além de declaração constando que está atuando em uma das fases requeridas no edital e fotocópia do último contra cheque do ano 2014. O processo seletivo constará de uma prova escrita, que será aplicada no dia 9 de junho.
Confira o [wpfilebase tag=fileurl id=90 linktext=edital /].
Simone Bezerrill / Ascom-CH