Especialização em Educação Étnico-Racial do CH promove atividades acadêmicas e culturais para comemorar conclusão de 1ª turma

1 de junho de 2015

especializaçãoEm virtude da conclusão da primeira turma do Curso de Especialização em Educação Étnico-Racial na Educação Infantil, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas do Centro de Humanidades (NEABI-UEPB-Guarabira), uma série de atividades acadêmicas e culturais foi realizada, na última sexta-feira (30), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

especialização2O evento contou com a participação da representante do projeto educativo “A cor da Cultura” e do Instituto da Mulher Negra na Bahia (ODARA), professora Valdecir Nascimento, que ministrou a palestra “Saberes Ancestrais, Saberes acadêmicos”, tendo como base a obra “A sensibilidade modernista face às tradições populares”, do antropólogo José Jorge de Carvalho.

 

“Há muito ainda a se fazer para que as universidades incluam efetivamente os saberes tradicionais na formação dos alunos, de modo que eles possam não apenas ser legitimados pelos conhecimentos científicos, mas transformadores de nossas próprias práticas e paradigmas”, explanou a palestrante.especialização3

 

Exposição de vídeo, músicas e citações de provérbios africanos também constaram na programação, além da apresentação do grupo de jovens do programa “Mais Educação” do município de Mulungú, sob a direção do professor Neto Camilo. Em breve, será divulgado o calendário de inscrição para a formação de uma nova turma.

 

Saiba mais

A referida especialização tem o objetivo de capacitar docentes da rede pública para o desenvolvimento de atividades educativas voltadas às especificidades étnico-raciais. O curso é fruto de uma parceria entre a UEPB e o projeto de valorização cultural “A cor da Cultura”, que foi criado em 2004 por meio do Canal Futura, da Petrobras, do Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), da TV Globo e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

 

A implantação da especialização no Campus III recebeu o apoio da Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê) e do NEABI da Universidade Federal da Paraíba. A aula inaugural, ocorrida no ano passado, foi marcada pela presença da representante do Canal Futura, Luana Dias, que ressaltou a importância social da criação da Especialização para a região do Brejo e apresentou as ações desenvolvidas pelo “A cor da Cultura”, em especial a produção de materiais didáticos, sobretudo audiovisuais, voltados para a questão étnico-racial.

 

“O projeto surgiu para atender o que está preconizado na Lei Federal 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira na Educação Básica, visando instrumentalizar professores que estão em sala de aula”, explicou Luana.

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH