Guia do Estudante: Curso de Letras do Centro de Humanidades se destaca como um dos melhores do país

14 de setembro de 2017

“A excelente colocação obtida pelo curso que escolhi me encoraja a continuar tendo a certeza de que estou no melhor caminho. Orgulho-me dessa conquista e de estar aqui participando desse progresso”. A estudante Jaciara Soares da Silva, que dá seus primeiros passos rumo a sua formação profissional, demonstrou entusiasmo ao saber que o Curso de Licenciatura em Letras do Centro de Humanidades (CH) está entre os melhores do Brasil após ter recebido o selo de cinco estrelas, que corresponde à pontuação máxima e ao conceito “ótimo”, em avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE) Profissões Vestibular 2018.

Dentre os 37 cursos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) que este ano integram o seleto grupo de graduações que tiveram os esforços reconhecidos pelo GE, o Curso de Letras do Campus de Guarabira é o grande destaque. Trata-se de uma licenciatura que há mais de 20 anos atende uma demanda oriunda de vários municípios paraibanos e de diversos estados da região nordeste; dispõe de duas habilitações (Português e Inglês); apresenta um quadro discente de quase 700 estudantes; e conta com professores altamente qualificados (com título de doutor em sua maioria) e comprometidos com o ensino, a pesquisa e a extensão.

O curso ainda é norteado por um projeto político pedagógico (no caso dois, um para cada habilitação) que procura atender as necessidades discentes, voltando-se à realidade sociocultural por meio da aplicação de um conjunto de disciplinas diversificadas e atualizadas. Além da qualificação do corpo docente e do projeto político pedagógico, outro aspecto levado em consideração no processo avaliativo do Guia do Estudante diz respeito à infraestrutura. Nesse quesito, o Curso de letras do Centro de Humanidades se destaca por possuir um equipado e moderno laboratório de informática, onde são desenvolvidos, sobretudo, projetos que envolvem estudos de fonética e pronúncia de língua estrangeira.

Em ação acadêmica e administrativa conjunta, visando obter sempre resultados positivos, os professores Leônidas da Silva Junior e Eduardo Valones, respectivamente, chefe do Departamento e coordenador do Curso de Letras do CH, vibraram com a conquista e destacaram que o objetivo é continuar buscando mais ganhos para o curso.

“Gostaríamos de agradecer aos professores e funcionários que compõem nosso departamento e nossa coordenação. É com a capacitação diária de cada um de nós que estamos – em meio a tantas lutas – conseguindo elevar a qualidade de nosso curso. Temos muito a fazer, mas este é um passo muito importante que foi dado. Os colegas professores têm produzido de forma significativa, empenhados na pesquisa e extensão, além do envolvimento nas atividades de ensino regular. Vibramos demais com esse reconhecimento”, relataram.

O professor Juarez Nogueira, que há 13 anos faz parte do quadro docente do curso, considerou a avaliação como um estímulo ao trabalho que busca uma educação de qualidade. Ele também ressaltou o empenho coletivo contra as adversidades que atravessam as universidades: “Em meio às diversas crises que afetam as instituições brasileiras, dentre elas, as universidades (a exemplo da nossa), ter um curso avaliado com nota máxima contempla os anseios daqueles que lutaram/lutam contra as adversidades e buscaram/buscam minimizar seus efeitos. Participo desse grupo desde 2004. Desde então, vi o crescimento da titulação, o alargamento da produção científica – em quantidade e qualidade – e a aprovação de ex-alunos (as) em Programas de Pós-Graduação e em concursos públicos para professores (as)”.

Pesquisa e extensão

Atualmente, o curso conta com 12 projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), referentes à Cota 2016-2017. Outras 11 pesquisas já obtiveram aprovação do PIBIC para a Cota 2017-2018. Além disso, destacam-se os diversos projetos de extensão, que mantêm uma relação próxima com a comunidade, e as participações de alunos em programa de monitoria, por meio do qual vão ganhando experiência docente.

Quanto aos projetos de pesquisa e extensão, há três linhas e diversas modalidades temáticas: Literaturas (que perpassa a Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Africana, Literatura Infanto-juvenil, Literatura Anglo-americana e Literatura Comparada); Sociolinguística e Dialetologia (em que são avaliados os diversos falares dentro do agreste paraibano e suas influências no ensino-aprendizagem, avaliando o contexto rural e urbano no âmbito escolar); Fonética (voltado para o ensino de pronúncia e uso dos gêneros textuais como ferramenta).

Outro ponto importante do curso que merece ser registrado diz respeito às ações dos projetos relacionados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), pelo fato de contribuírem significativamente na formação dos futuros professores. Segundo o docente Juarez Nogueira, que é coordenador geral do PIBID no CH, o programa permite “um contato mais direto e duradouro com as escolas, os (as) docentes, e os alunos (as) do Ensino Básico”. Para ele, essa vivência nas escolas-campo possibilita o despertar para a docência e para o ato educativo. “Tal experiência se torna extremamente necessária em tempos de crise no magistério público nacional”, frisou.

Repercussão entre os estudantes

O excelente desempenho do curso contagiou não apenas os alunos novatos, que iniciam na vida universitária com a segurança de que irão obter uma formação de qualidade, como é o caso da estudante Jacira Soares da Silva, que está no 1º período; mas também os veteranos, que aliam a escolha do curso à certeza de estarem sendo bem preparados profissionalmente.

Maria José Adelaide, aluna do 3º período do turno da tarde, falou de sua satisfação em cursar Letras no Centro de Humanidades: “Letras é um curso enriquecedor, que te faz enxergar um mundo diferente, por meio da literatura, da arte. Esse foi o curso que sempre quis fazer e fico muito feliz com essa colocação no Guia do estudante, pois só confirma que fiz uma boa escolha. Isso me motiva a continuar no curso, com o objetivo de ser futuramente uma grande profissional, inspirada nos excelentes professores que temos aqui”.

O Guia do Estudante (GE), publicado pela Editora Abril, é considerado um dos mais relevantes veículos de divulgação de Instituições de Ensino Superior do Brasil, atuando na avaliação e qualificação de cursos de licenciatura e bacharelado há mais de 30 anos. A partir do dia 16 de outubro, a relação completa do “Guia do Estudante (GE) Profissões Vestibular 2018″, com os respectivos conceitos conferidos às universidades de todo o país, passará a circular nas bancas.

 

Texto: Simone Bezerrill

Fotos: Jarbelle Bezerra/Simone Bezerrill