Encontro estadual da ANPUH-PB, no CH, contará com conferência do professor Leandro Karnal, da Unicamp

20 de julho de 2016

plateia-1024x649Dando continuidade à programação do 17º Encontro Estadual de História e do 1º Encontro Estadual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência em História, no Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, será realizada na tarde desta quarta-feira (20), a partir das 14h, a mesa redonda “Ensino de história e a transformação das relações sociais: questões de classe, gênero, sexualidade e raça”.

O debate será enriquecido com as experiências e contribuições da professora Regina Célia Gonçalves, da Universidade Estadual da Paraíba (UFPB); do professor Fernando Seffner, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e da professora Geranilde Costa e Silva, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Nesta quinta-feira (21), às 14h, acontece a mesa redonda “O historiador e sua impressão na contemporaneidade”, com os debatedores Susel Oliveira, professora do Departamento de História do CH; Durval Muniz, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Carlos Adriano Ferreira de Lima, docente do Departamento de História do Centro de Humanidades.

Já a conferência de encerramento, que será realizada nesta sexta-feira (22), às 14h, na Villa Gourmet, ficará a cargo do professor Leandro Karnal, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conhecido também pelas suas atuações nos programas “Café Filosófico” e “Roda-Viva”. No período da noite, a partir das 18h, haverá o show da banda paraibana “Mafiota”, apoiado pelo Núcleo de Artes Universitário (NAU) da UEPB.

Com o tema “História: conhecimento e profissão”, os referidos eventos estão sendo promovidos pela Associação Nacional de História – Seção Paraíba (ANPUH-PB). Os encontros visam estimular a troca de conhecimento por meio do debate de variadas temáticas que norteiam o campo da pesquisa e do ensino. Neste sentido, para a edição deste ano, estão pautadas abordagens que dizem respeito a questões de etnia, alteridade, gênero, mundo do trabalho, política e cultura nas diversas espacialidades e temporalidades, bem como pontos conceituais relativos às teorias e aos métodos que tornam ricas e complexas as experiências no âmbito da História e das Ciências Humanas.

capelatoA programação teve início na última segunda-feira (18). A conferência de abertura foi ministrada pela presidente da ANPUH Nacional, professora Maria Helena Capelato, da Universidade de São Paulo (USP). Tendo como referência o atual contexto político no Brasil, a docente abordou questões metodológicas da ciência histórica, relacionadas ao fazer historiográfico, e ideológicas, ao refletir sobre a função social do historiador. Capelato também discorreu sobre os conceitos de democracia e populismo, ao debater acerca do que classificou como “usos políticos do passado”. “Pensar a história como processo tem sido minha missão na ANPUH. Devemos lutar pela garantia dos nossos direitos, sobretudo na área da Educação”, frisou a professora.

Além de docentes, pesquisadores e estudantes de diferentes universidades, estiveram presentes na cerimônia de abertura: o diretor do Centro de Humanidades (CH), Waldeci Ferreira Chagas; o presidente da ANPUH-PB, professor Tiago Bernardon de Oliveira; o coordenador do PIBID/HISTÓRIA/UFPB, professor Ângelo Emílio; a vice-presidente da ANPUH estadual, professora Alômia Abrantes; a chefe do Departamento de História do CH, professora Joedna Reis de Menezes; e a diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/ UFPB), professora Mônica Nóbrega. Ainda durante a solenidade, foi prestada uma homenagem à memória da professora Marisa Tayra Teruya.

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH

Fotos: Romario Farias (estudante)