Em clima de emoção, formandos dos cinco cursos do Campus III colam grau acadêmico
Em clima de emoção, professores, pais e convidados prestigiaram a solenidade de Colação de Grau dos formandos do período letivo 2013.1 dos cursos de Direito, Geografia, História, Letras (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) e Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A cerimônia, presidida pelo reitor Rangel Junior, aconteceu na noite dessa quarta-feira (18), na casa de recepções Maison D’ Mel, em Guarabira.
Além do reitor da UEPB, a mesa da solenidade foi composta pelo diretor recém-empossado do Centro de Humanidades, professor Waldeci Ferreira Chagas; pelo vice-prefeito de Guarabira, José Antônio de Lima, pelo deputado estadual Raniery Paulino; pela pró-reitora adjunta de Graduação, Maria do Carmo Eulálio; pelo comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar em Guarabira, coronel Macena; pelo bispo diocesano Francisco de Assis Dantas de Lucena; e pela paraninfa das turmas concluintes, professora Maria Elvira Lisboa Ribeiro.
A estudante Clara Jaiana Jacobino Mangueira, do Curso de Direito, prestou o juramento dos formandos. Em seguida, a oradora oficial, Steffany Jane Gomes de Azevedo, do Curso de Pedagogia, proferiu seu discurso. Ela discorreu sobre as dificuldades, os desafios e as conquistas durante os quatro anos de jornada acadêmica, além de agradecer aos professores e ao Campus III pelo apoio concedido e pela oportunidade em fazer um curso superior de qualidade. Ao término do discurso, a oradora foi presenteada pelo reitor com dois livros sobre pesquisa da Editora da UEPB.
Conduzida à mesa por representantes de cada um dos cinco cursos, a paraninfa geral, Maria Elvira Lisboa Ribeiro, fez um discurso emocionante ao agradecer ao Centro de Humanidades pela homenagem. A professora, que acabara de se aposentar, relatou sua trajetória docente durante os 36 anos de experiência acadêmica, sendo 26 deles dedicados ao CH.
“Agradeço aos meus colegas do curso de História e ao Conselho de Centro do Campus III pela escolha do meu nome. Aqui cheguei em 1985, quando o CH ainda nem tinha sido estadualizado como campus universitário. Vivenciei muitas dificuldades e participei de movimentos de lutas em prol do desenvolvimento do campus III. Presenciei sua expansão, com a incorporação de novos cursos e o aumento do corpo docente e técnico-administrativo. Vou sentir saudades de tudo, dos amigos, dos alunos e desta cidade que tem até cheiro para mim. Aos meus queridos alunos, aconselho que sigam em enfrente, que não se acomodem, que acreditem em seus objetivos”, declarou a professora homenageada.
Em seu discurso de congratulações aos formandos, o reitor Rangel Junior felicitou os concluintes por esta etapa e denominou tal momento comemorativo de fase de colheita dos bons frutos do Campus III. Também relatou sobre a dificuldade diária enfrentada por muitos que ali estavam colando grau, se dirigindo ao fato de que muitos alunos durante os quatro ou cinco anos de curso tiveram que se transportar de suas cidades, com destino a Guarabira, todos os dias ou noites e, em diversos casos, após uma longa jornada de trabalho.
“Todos vocês estão de parabéns por essa conquista, que deve ser o recomeço para se buscar novos objetivos. Honrem a UEPB, os seus pais e o povo paraibano, que financiou os estudos de vocês, com bons retornos para a sociedade”. O reitor ainda salientou que embora a Universidade esteja enfrentando algumas dificuldades de ordem financeira, busca-se a cada dia superar os desafios e as adversidades no intuito de cumprir o objetivo de proporcionar um ensino eficaz e estimular a prática da pesquisa em prol do desenvolvimento tecnológico e do bem-estar social dos paraibanos.
A solenidade foi concluída com a conferência de grau acadêmico aos formandos, realizada pelo diretor do Centro de Humanidades, Waldeci Ferreira Chagas. O estudante Leomar da Silva Costa representou os colegas do Curso de Direito. Gisélio Marques Pequeno Filho foi escolhido para receber o grau em nome dos concluintes do Curso de Geografia. A aluna Luciléia Sênior de Lima foi a representante dos formandos do Curso de História. Coube a Samara Costa da Silva colar grau em nome dos colegas do Curso de Letras. Já Joelma Ferreira de Macêdo representou os formandos do Curso de Pedagogia.
Simone Bezerrill / Ascom-CH