Docentes e alunos do Centro de Humanidades lançam livro sobre organização do trabalho na escola

6 de novembro de 2014

DSC_0293Professores, familiares e convidados prestigiaram, nessa quarta-feira (5), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, o lançamento do livro “Discussões sobre a organização do trabalho na escola: noções preliminares”. A obra foi organizada pelas professoras Rosilene Agapito e Verônica Pessoa, lotadas no Departamento de Educação do Centro de Humanidades (CH).

 

DSC_0306

Trata-se de uma coletânea que reúne diversos textos produzidos a partir do debate em sala de aula entre professoras e alunos da disciplina Organização do Trabalho na Escola e Currículo (OTEC), do Curso de Pedagogia do CH. O livro é composto por 12 artigos, sendo três deles contribuições de docentes de outras universidades. São eles: Marco Antônio Almeida Llarena, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Maria da Graça Targino e Eduardo Jorge Lopes da Silva, ambos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

DSC_0295A apresentação da obra ficou por conta da professora do Departamento de Educação do CH, Vanusa Valério dos Santos. Ela abordou cada um dos capítulos, destacando as problemáticas suscitadas.  Segundo a docente, a obra traz reflexões que perpassam temáticas como gestão escolar, políticas públicas, financiamento para a Educação, gestão democrática e formação de professores.

 

“Desde o primeiro dia de aula que a turma 2011.1 mostrou que era especial. Os nossos alunos comprovaram que estudantes de universidades públicas podem e devem contribuir para a melhoria da Educação no Brasil. O mais importante de tudo isso é que cada um procure aplicar o conhecimento adquirido na realidade escolar de seus municípios. Até então, não tínhamos um livro que tratasse da temática sobre a organização na escola de forma mais abrangente. Portanto, essa produção é fundamental para todos os cursos de licenciatura”,  explanou Valéria.DSC_0286

 

A professora Rosilene Agapito, que está fora do país concluindo o doutorado, participou do lançamento por meio de vídeo conferência. Para a professora, a culminância da obra foi resultado de um processo de desafios. “Esse é um momento de muita alegria e satisfação. O livro que hoje está sendo lançado representa a superação de muitos desafios, mas, sobretudo, a realização de um projeto que se iniciou com o desejo pela transformação social por parte de estudantes comprometidos com a Educação. A obra traz textos simples, mas de grande riqueza reflexiva”, relatou Rosilene.

 

DSC_0302

 

O diretor do Centro de Humanidades, professor Waldeci Ferreira Chagas, parabenizou a iniciativa e destacou o empenho dos professores e alunos envolvidos no projeto. “É um trabalho como esse que concretiza nosso fazer na universidade. A produção de um livro é também uma possibilidade de apresentar ao grande público o conhecimento que estamos produzindo. Diante disso, é essencial que cada um se coloque como sujeito transformador da sociedade. É preciso ir além, levar o que se aprende e pratica na academia para as escolas”, declarou o professor.

 

 

 

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH