Docentes do Campus de Guarabira debatem problema da seca e lançam livro durante evento realizado em CG
Com o tópico “Políticas Públicas de Convívio com a Seca”, os professores Belarmino Mariano Neto e Luciene Vieira de Arruda, lotados no Departamento de Geografia do Campus de Guarabira, debateram sobre o problema da estiagem no Estado, durante evento realizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), nessa terça-feira (12), no Centro de Integração Acadêmica do Campus de Campina Grande.
Autoridades e representantes de instituições públicas também participaram do debate “A seca na Paraíba: avaliação e perspectiva”, que foi iniciado com a palestra do professor Hermes Alves de Almeida, cuja abordagem versou sobre a temática “Dinâmica do Clima e a Percepção/Efeito da Seca nas Microrregiões Paraibanas”.
De acordo com o professor Jomar Ricardo, Ouvidor da UEPB, o evento teve como objetivo proporcionar um debate sobre um grave problema que atinge a região do semiárido nordestino, causado pela falta de precipitação meteorológica. Ele ressaltou, com base na meteorologia, que há uma tendência de escassez de chuva na região, o que vem provocando grande dano à população paraibana, sobretudo aos moradores do Sertão e Cariri.
Como instituição produtora de conhecimento científico, a Universidade Estadual da Paraíba tem um papel fundamental no sentido de apresentar alternativas para mostrar que a convivência com o semiárido é possível. “Passamos a nos questionar como a Universidade poderia disponibilizar conhecimentos para a coletividade”, disse Jomar. Para o ouvidor, a socialização do conhecimento com a comunidade, no tocante ao convívio do homem do semiárido com a seca, necessariamente, cria condições para que a produção científica se torne política pública de governo.
Além de discutir a problemática da seca, as palestras também socializaram resultados das atividades acadêmicas desenvolvidas na UEPB sobre o assunto em questão, a exemplo de estudos sobre a baixa precipitação pluviométrica, situação dos moradores do semiárido e prejuízos econômicos e sociais resultantes da seca.
Durante o evento, os professores Belarmino Mariano Neto e Luciene Vieira de Arruada lançaram o livro “Geografia e Território: planejamento urbano, rural e ambiental”. A obra, organizada pelos referidos docentes, contém 25 artigos resultantes de pesquisas que abrangem regiões dos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Segundo Belarmino Mariano, tais publicações contemplam os seguintes eixos temáticos: Planejamento Urbano e Rural; Planejamento do Meio Físico/Ambiental; Planejamento Técnico e Geografia do Turismo e Planejamento Territorial.
O livro representa o segundo volume produzido por alunos do Curso de Especialização em Geografia e Território: planejamento urbano rural e ambiental, que teve início em 2008 com uma turma composta por 25 estudantes. Todos os trabalhos foram submetidos à orientação dos professores credenciados ao programa de pós-graduação.
A obra está à venda nas livrarias e na coordenação do curso, ao valor de R$ 30. Com 365 páginas, incluindo imagens, gráficos e tabelas, o livro traz uma abordagem acadêmica em torno da Geografia, contando com a mesma linha editorial do primeiro volume.
Na perspectiva de uma Geografia da intervenção, o livro elenca alguns objetivos fundamentados pela ideia de que os graduados em Geografia e áreas afins sejam profissionais a serviço da sociedade e da natureza. Nesse sentido, objetivou-se qualificar e capacitar professores e outros profissionais para atuarem, enquanto planejadores urbanos, rurais e ambientais, na perspectiva do desenvolvimento territorial sustentável.
Para os autores, trata-se de mais um volume do trabalho coletivo, no qual pesquisas, estudos de campos, módulos das disciplinas, orientações, trabalhos de gabinetes e fóruns de debates permitiram a geração desse conhecimento.
Os autores envolvidos com a obra são: Alexleide Santana, André da Cunha, Antonielle Pinheiro, Maria Ariadny, José Eduardo, Ivania Gomes, Rafael de Farias, Rosimeri de Lourdes, Patrícia dos Santos, Adriano Pereira, Edna Oliveira, Celinaldo Alves, Edno Paulino, Érika Gonçalves, Fábia Vanessa, Mônica Alves, Maria Edileuza, Jacob Soares, José Marcos, Alexandre Ferreira, Alysson Pereira, Josilene Pereira, Josias Silvano, Rebeka Amaro, Maria das Graças e Sharlene da Silva.
As co-autorias representam as participações dos professores envolvidos com a pós-graduação, tanto na aplicação dos módulos quanto nas orientações. São eles: Aletheia Stedile, Aldo Gonçalves, Amanda Christinne, Belarmino Mariano, Carlos Belarmino, Edvaldo Carlos, Fábio Dantas, Luciene Arruda, Lanusse Rocha, Regina Celly, Robson Pontes e Severino dos Ramos.
Ascom-CH