Docente do Campus de Guarabira representa UEPB em encontros promovidos por universidades norte-americanas
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi a única instituição brasileira de ensino a participar de eventos promovidos por duas universidades norte-americanas acerca das lutas sociais protagonizadas pela população negra. O convite foi direcionado à professora Ivonildes da Silva Fonseca, lotada no Departamento de Educação do Campus III, em Guarabira. No período de 14 a 30 de janeiro, a docente conferiu palestras e ministrou aulas em Tougaloo College, localizada em Mississipi, e na University of South Florida.
Durante a realização do “Latin American Social Movements”, em Tougaloo, Ivonildes explanou a história dos movimentos negros no Brasil e a atual perspectiva em torno das lutas contra o racismo na Educação. O evento, que propusera um debate sobre os movimentos sociais latino-americanos, homenageou um dos mais importantes líderes da causa pelos direitos dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King.
Na University South Florida, em encontro que privilegiou a relação entre estudos locais e internacionais no que diz respeito aos engajamentos comunitários, a docente também abordou a problemática cotidiana enfrentada pela população negra no Brasil. Embora tenha citado a questão das mulheres e crianças, destacou, em especial, a violência sofrida pela juventude, dentro ou fora da escola. Para ela, as adversidades enfrentadas pelos jovens negros do país são muito similares àquelas vivenciadas pelos jovens negros norte-americanos.
“As problemáticas verificadas lá são bastante semelhantes as que ocorrem por aqui, principalmente no que se refere à violência e repressão policial. Há uma grande necessidade de traçarmos ações e estratégias que visem o estreitamento dos laços entre instituições de diversos países em prol da dignidade da população negra no mundo. Inclusive, nos referidos eventos, ocorreu um enorme apelo por estudos transnacionais no que diz respeito ao tema em foco”, disse Ivonildes.
A professora Ivonildes, que tem uma longa trajetória de militância social, é integrante da Organização de Mulheres Negras na Paraíba (Bamidelê) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros e Indígenas do Centro de Humanidades (NEABI-CH). O convite para participar de mesas redondas e ministrar aulas em disciplinas de diversos cursos partiu das docentes e pesquisadoras Courtney Campbell (Departamento de Ciências Sociais) e Elizabeth Hordge-Freeman (Departamento de Estudos Africanos), vinculadas, respectivamente, à Tougaloo College e à University of South Florida.
Simone Bezerrill/Ascom-CH