Diretora do Campus III recebe título de cidadã guarabirense
A diretora do Centro de Humanidades do Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Ivonildes Fonseca da Silva, foi homenageada, nessa quinta-feira (14), no Plenário da Casa Osório de Aquino, com o título de cidadã guarabirense. A docente, que é natural da Bahia, vive em solo paraibano desde a década de 1990 e atua como professora da Instituição há mais de 14 anos.
Emocionada, Ivonildes relatou que a condecoração significa para ela um ato de generosidade: “É uma honra ver que um município lhe abriu as fronteiras, lhe permitindo contribuir e somar com as pessoas do lugar. Sinto-me como se hoje fosse um resnascimento”. A professora ainda ressaltou, durante seu discurso, a necessidade de se viver em um mundo mais tolerante e solidário.
A vereadora Josineide Teotônio, propositora do título, destacou a importância da atuação de Ivonildes para o município de Guarabira, apontando como suas principais características o comprometimento com o ensino e a dedicação aos alunos. “Tenho grande admiração pelo trabalho desenvolvido pela professora Ivonildes, que sempre atua em prol de uma sociedade mais igualitária. Portanto, é em nome de todos os professores e professoras que passaram pelo CH que tenho o prazer de conferir essa homenagem, que se torna pequena perto da significância dessa mulher”, disse a vereadora.
Doutora em Sociologia e detentora de uma extensa carreira acadêmica, a ativista professora, como ela mesma se denomina, também é integrante da Bamidelê (Organização de Mulheres Negras na Paraíba) e coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Centro de Humanidades (NEABI-UEPB/CH).
Simone Bezerril/Ascom-CH