Diretor do CH aborda temática sobre cultura afro-brasileira em circuito da 7ª Primavera dos Museus

26 de setembro de 2013

diretor-199x300Com o objetivo de valorizar e disseminar a cultura afro-brasileira, o diretor do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professor Waldeci Ferreira Chagas, participará, na tarde desta quinta-feira (26), do circuito de atividades culturais desenvolvidas na cidade de Bananeiras, Brejo paraibano. O docente palestrará sobre o tema “História e Cultura Afro-brasileira”, a partir das 14h, no Espaço Cultural Oscar de Castro.

A programação faz parte do circuito da “Sétima Primavera dos Museus”, temporada de eventos organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) e seguida por instituições museológicas de todo o Brasil. De 23 a 29 de setembro, a sétima edição do evento, que acontece anualmente desde 2007, traz como temática de discussão o tópico: “Museu, memória e cultura afro-brasileira”.

De acordo com o Ibram, o objetivo é evidenciar as contribuições da África, dos africanos escravizados e dos afrodescendentes na formação do Brasil e da brasilidade. Trata-se de uma proposta de valorização e divulgação do patrimônio cultural afro-brasileiro em todas as regiões do país.

Já nessa quarta-feira (25), durante a programação promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral, em João Pessoa, a professora Ivonildes Fonseca, lotada no Departamento de Educação do Centro de Humanidades, foi mediadora da mesa-redonda intitulada: Memória, Cidadania e Cultura Afro-brasileira, cujos debatedores foram o secretário de Cultura do Estado da Paraíba, Chico César, e o mestre em Educação e analista judiciário do TRE Francisco Bento da Silva Filho.

 

 

Ascom-CH