Debates sobre ensino e práticas docentes pautam I Semana de História no Campus III
Com o tema “Práticas docentes e Diálogos Interculturais”, tiverem início, nessa terça-feira (8), as atividades referentes à I Semana de História, no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira. O evento reúne graduandos e professores com o intuito de debater os desafios do ensino na Educação Básica.
As discussões foram enriquecidas com os relatos de experiência dos professores Vânia Cristina da Silva, que enfocou sua prática na modalidade voltada para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e Gênis Duarte Ribeiro, que se debruçou sobre a vivência exercida no ensino regular. O debate, cujo foco centrou-se na formação e atuação profissional do educador, foi proposto pela mesa redonda intitulada “O ensino de história e as histórias de quem ensina”.
Embora tenha ressaltado as dificuldades enfrentadas na EJA, a professora Vânia fez questão de demonstrar a satisfação e o envolvimento que tem com o ensino. Para ela, é fundamental construir o conhecimento juntamente com o alunado, e não impor um conteúdo fechado, fora da realidade dele. “Na EJA, descobri minha função social. Percebi que deveria formar alunos capazes de desenvolver uma opinião crítica, para que se tornassem cidadãos ativos no contexto social no qual estavam inseridos, mas que pareciam não fazer parte”, explanou a docente.
Por sua vez, o professor Gênis enfatizou a necessidade da formação continuada como ferramenta essencial para auxiliar o professor a desenvolver melhor sua prática docência. Também fez questão de frisar que o aprendizado só se torna efetivo quando o aluno adquire conhecimento e não informação. “É preciso que o aluno se relacione com a informação, pois só por meio da indagação, do diálogo e da atribuição de sentidos é possível obter conhecimento. Assim, aprender é se transformar”, disse o docente.
O evento, organizado pelo Centro Acadêmico, em parceria com o Departamento de História do Centro de Humanidades, apresenta uma programação que segue até sexta-feira (11), com palestras, minicursos, apresentações de artigos e de grupos de dança.
Simone Bezerrill/Ascom-CH