CRDHA e 8ª Delegacia Seccional da Polícia Civil firmam parceria para estudos sobre crimes violentos na região Agreste
Com o objetivo de desenvolver pesquisas científicas a partir da ótica da Sociologia Jurídica, o Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste da Paraíba (CRDHA), vinculado ao Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, firmou parceria com a 8ª Delegacia Seccional da Polícia Civil do Estado para a obtenção de dados referentes às ocorrências sobre Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Violência Doméstica e Familiar (VDF) registrados nos últimos dois anos.
O projeto será coordenado pelo professor Luciano Nascimento Silva, coordenador do CRDHA, e pelo delegado Luciano Carvalho Soares. A iniciativa também visa atender às ações de cunho científico desempenhadas pelo Núcleo de Estudos sobre a Violência no Agreste da Paraíba (NEVAP) e Núcleo de Pesquisa para os Observadores do Direito (NUPOD), ambos pertencentes ao Centro de Humanidades (CH). Dentre as informações repassadas pelo setor policial, devem estar, além da descrição do crime praticado e dos objetos apreendidos, dados sobre gênero, idade, bairro, cidade e profissão de autores e vítimas.
“A parceria consiste numa colaboração com a 8ª DSPC, buscando o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica que tem por finalidade intensificar as estratégias de prevenção dos órgãos de Segurança Pública, contribuindo, desse modo, com a segurança pública regional através da análise da reprodução da violência na região Agreste”, explicou o professor Luciano Nascimento.
Na próxima semana, o CRDHA publicará um edital de seleção para a escolha de dois estagiários que acompanharão os trabalhos desenvolvidos pela 8ª DSPC, sob a orientação do delegado Luciano Carvalho e do professor Luciano Nascimento. O processo seletivo será destinado aos estudantes do Curso de Direito do 3º ao 7º período.
Simone Bezerril / Ascom-CH