Coordenação e estudantes traçam planejamento coletivo visando aprimorar qualidade do Curso de Pedagogia do CH
Com o intuito de aprimorar a qualidade do Curso de Pedagogia ofertado pelo Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, uma ação conjunta foi articulada entre a Coordenação do referido curso e alunos das turmas 2014.2 dos turnos tarde e noite, que integram o componente curricular Planejamento e Avaliação, ministrado pela professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante.
A inciativa em prol do objetivo traçado se deu no decorrer deste semestre letivo. A primeira medida para sistematizar um planejamento coletivo ocorreu no dia 28 de fevereiro, com o levantamento de sugestões e propostas durante um encontro que reuniu, no Auditório do Centro de Humanidades (CH), estudantes, professores, coordenador de curso, chefe de departamento e diretor de Centro.
“A escuta aos participantes, sobretudo estudantes do Curso de Pedagogia, possibilitou a identificação e afirmação de ideias que visavam à melhoria da qualidade da formação inicial ofertada. Tais propostas foram organizadas, registradas e analisadas em termos de viabilidade para serem desenvolvidas pelos autores e demais interessados, permitindo a indissociabilidade da relação teoria-prática”, relatou a Professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante, que acabou de concluir seu mandato como coordenadora do Curso de Pedagogia.
Com base em uma série de debates, foram sistematizados os seguintes pontos: ampliação do número de aulas de campo e de atividades científica e cultural, principalmente no turno da noite; mais reflexão sobre as possíveis áreas de atuação do pedagogo; inauguração de uma revista própria; oferta de projetos pedagógicos que privilegiem a realização de caminhada ecológica e de oficina de reciclagem; além da criação de uma cozinha comunitária e de espaços de convivência e relaxamento.
As formas de execução das propostas enumeradas estão sendo debatidas e avaliadas por equipes formadas por estudantes, sob a coordenação da professora Rita de Cássia, que disse que até junho deste ano a iniciativa deverá ser materializada. “A expectativa é a que as ações realizadas sejam refletidas e abram caminhos para as novas práticas pedagógicas”, ressaltou a docente.
Simone Bezerrill/Ascom-CH