Conferência marca abertura do 1º Seminário de Metodologia em Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia

10 de dezembro de 2013

Professores, estudantes e convidados lotaram o Auditório do Centro de Humanidades (CH), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, para prestigiarem a abertura do 1º Seminário de Metodologia em Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia (SEMEPEGEO), nessa segunda-feira (9). Com o intuito de debater sobre questões de cunho teórico-metodológico, o evento inaugural contou com a conferência do professor Marco Antônio Mitidieiro, coordenador do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).seminario_palestrante

A mesa de solenidade foi composta pelo diretor do CH, professor Waldeci Ferreira Chagas; pela coordenadora do Curso de Geografia, professora Ana Glória Marinho; pelo professor do Departamento de Geografia, Edvaldo Carlos de Lima; pelo presidente do Centro Acadêmico Milton Santos, Klemylson França; e pela estudante Simone Silva.

Com o tema “Geografia: perspectivas e desafios metodológicos”, o palestrante levantou debates epistemológicos acerca do aprimoramento na construção do conhecimento da ciência Geográfica, buscando refletir sobre métodos aplicados, objetos de estudo e contribuições da área para a sociedade. “O debate teórico é fundamental para o desenvolvimento da nossa ciência”, salientou o docente.

Com experiência na área de Geografia Agrária e Movimentos Sociais, o professor Mitidieiro ressaltou que ainda são pouco expressivas as discussões teóricas em torno da Geografia, que, segundo o pesquisador, enfrenta dificuldades metodológicas na definição de seu objeto de estudo por apresentar-se como um campo de conhecimento amplo e com características interdisciplinares. Ele ainda demonstrou a composição de um núcleo categórico de estudos no campo da Geografia, destacando  quatro dimensões: Espaço (território), Região (lugar), Paisagem e Tempo.

Após relatar sobre a possibilidade de se trabalhar com vários métodos de pesquisa na Geografia, Marco Antonio Mitidieiro ressaltou que tal ciência se transformou num campo eclético e diversificado, dando ênfase ao fato de que é fundamental preservar a criticidade: “Devemos cultivar o pensamento crítico na nossa ciência e na nossa realidade”, enfatizou.

publico_seminarioO SEMEPEGEO, que está sendo organizado pelo Centro Acadêmico de Geografia, prossegue até quinta-feira (12), com palestras, oficinas, mesas redondas e atividades culturais. Além disso, os estudantes podem participar de seis minicursos: “Estudos de impactos ambientais: aplicações metodológicas”; “Território das águas: uso e ocupação de uma bacia hidrográfica”; “Oficina de Geociências: propostas de atualidades para o ensino fundamental e médio”; “Levantamento e classificação do solo”; “Técnicas de elaboração de projetos de pesquisa”; e “Introdução ao Google Drive para criação de trabalhos e pesquisas colaborativas”.

Para conferir a programação completa e obter mais informações, acesse o site do evento.

Simone Bezerrill / Ascom-CH