Comunidade acadêmica do Centro de Humanidades prestigia abertura do 3º Seminário de Letras

25 de setembro de 2014

DSC_0011Com o tema “As Letras pedem passagem nas interfaces do erudito e do popular”, teve início, nessa quarta-feira (14), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, o 3º Seminário de Letras. Um público estimado em aproximadamente 500 pessoas compareceu ao Auditório do Centro de Humanidades (CH) para prestigiar o evento que presta uma homenagem ao escritor Ariano Suassuna.

 

O seminário, cujo objetivo é transitar pelos mais diversos campos literários e conferir espaços aos representantes e disseminadores da cultura nordestina, foi aberto com a mesa redonda intitulada “Erudição, imaginário e massividade da literatura e cultura popular”. O debate contou com as contribuições dos professores do Departamento de Letras e de Comunicação do Campus I, Nivaldo Rodrigues da Silva Filho, que abordou os diálogos interculturais por meio do tópico “o popular-massivo”; Luís Adriano Mendes Costa, que dissertou sobre a Estética Armonial de Ariano Suassuna; e Patrícia Gomes Germano, que discutiu a reconfiguração do popular através do tema “percursos rizomáticos na literatura”.DSC_0026

 

DSC_0008O diretor do CH, professor Waldeci Ferreira Chagas, ressaltou a importância do debate acerca da interculturalidade e parabenizou o Centro Acadêmico de Letras Maria Valéria Rezende pela iniciativa. “Trata-se de uma discussão complexa, oportuna e enriquecedora”, destacou Waldeci.

 

No turno da noite foi realizada uma exposição de poesias, cordeis e pintura, além de um sarau de cultura com apresentações de artistas regionais. O seminário, que processe até amanhã (26), dispõe de uma ampla programação que envolve mesas redondas, palestras, minicursos, oficinas, apresentações culturais e lançamento de livros.

 

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH