Comunidade acadêmica debate vida e obras do padre Ibiapina em 1º Encontro Pedagógico de Educadores
Na última sexta-feira (11), o Departamento de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Guarabira, realizou o 1º Encontro Pedagógico de Educadores com o objetivo de debater e compartilhar pesquisas sobre a vida e as obras sociais do padre José Antônio de Maria Ibiapina, cujo santuário está localizado no município de Arara.
Segundo a coordenadora do evento, professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante, a iniciativa partiu da ideia de se trabalhar com educadores pouco estudados na academia, buscando conferir visibilidade àqueles que se colocaram a serviço das comunidades. Para a docente, o padre Ibiapina assumiu um papel fundamental, no Nordeste do século XIX, através das ações missionárias praticadas em prol das questões sociais, políticas e educativas.
“Por meio de mutirões, Ibiapina conseguiu amenizar o sofrimento da população pobre dos lugares por onde passava. Aglutinou forças no enfrentamento dos problemas sociais. Dentre outras ações, construiu açudes, escolas e cemitérios, além de ter feito das casas de caridade seu centro de atuação religiosa e social”, relatou Rita de Cássia.
O 1º Encontro Pedagógico de Educadores contou com mesas redondas e apresentações de trabalhos sobre vários aspectos da vida do padre Ibiapina, realizados pelos integrantes do projeto de extensão “Ciclo de Estudos e Debates com Educadores: Saberes e Aprendizagens”, que teve as atividades concluídas após um ano de atuação.
“Inicialmente, o objetivo do nosso projeto de extensão era de estudar alguns educadores a cada três meses, mas a pesquisa tomou dimensões cada vez maiores a partir do momento em que começamos a nos debruçar sobre a história do padre Ibiapina. Por essa razão, decidimos aprofundar os estudos acerca do religioso”, disse a professora Rita de Cássia.
Simone Bezerrill /Ascom-CH