CH promove abertura da 6ª SEMAGEO com palestra sobre transformações do espaço agrário paraibano

8 de dezembro de 2015

plateia“Um dos pontos mais importantes do Curso de Geografia no Brasil é a tradição de realizar, constantemente, encontros e eventos para se debater e trocar experiências”. Foi com esta constatação que o professor Marco Antônio Mitidiero Júnior, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), deu início à palestra que marcou a abertura, nessa segunda-feira (7), da 6ª Semana de Geografia (SEMAGEO), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira.

 

Com o tema “Agronegócio, luta pela terra e transformações do espaço agrário paraibano: uma agenda de pesquisa”, o docente fez uma explanação pautada nas informações registradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Com base nos dados quantitativos acerca da propriedade e da produtividade agrícola na Paraíba, Marco Antônio sistematizou uma análise qualitativa apresentando como eixo principal do debate a questão da reforma agrária.

 

DSC_0675“Não tem como falar em transformação do espaço agrário no Brasil sem entender os conceitos de agronegócio e luta pela terra. Ou seja, é preciso verificar como a sociedade organiza a posse e o uso da propriedade privada, assim como a produção dos alimentos”, ressaltou o docente.

 

De acordo com os apontamentos realizados pelo professor, o Brasil é o país que mais detém concentração de terras no mundo, perdendo apenas para o Paraguai. No caso da Paraíba, o pesquisador relatou que a maior concentração fundiária encontra-se no litoral, ocupado pela imensa produção de cana de açúcar. Para ele, a realidade paraibana não é diferente da de outros estados brasileiros, onde as grandes propriedades continuam sendo privilegio de uma minoria.

 

“Percebe-se, seguindo os dados fornecidos pelos próprios institutos governamentais de pesquisa, que a maioria dos produtos agrícolas que abastece a mesa dos brasileiros provém das pequenas propriedades. A expansão do agronegócio, que é fruto da internacionalização do capital, não produz os alimentos essenciais, como feijão, arroz e tampouco frutas. São as propriedades de pequeno porte os responsáveis pela maior geração de postos de trabalho. Não é à toa que existe a luta pela terra”, explicou o professor Marco.

 

mesaA solenidade de abertura também contou com as presenças do vice-diretor do Centro de Humanidades (CH), professor Fábio Dantas; do chefe do Departamento de Geografia, professor Lanusse Tuma; da vice-coordenadora do Curso de Geografia, professora Cleoma Toscano; e dos professores integrantes da organização do evento, Belarmino Mariano Neto, Edvaldo Lima e Carlos Belarmino. O presidente do Centro Acadêmico de Geografia,  Claudemir Martins, representou todos os estudantes. O CA ainda fez uma homenagem à memória do ex-aluno do Curso de Geografia, William Santos, falecido há um ano.

 

grupo

O grupo Saxofonistas do Brejo animou a abertura da 6ª SEMAGEO

Com o tema “A Geografia da Paraíba: suas perspectivas no cenário atual”, a 6ª SEMAGEO tem a finalidade de levantar discussões acerca dos aspectos socioambientais, educacionais, culturais, populacionais e econômicos do Estado. Dentre os eixos de debate estão as seguintes abordagens: “Campo/Cidade e Rural/Urbano”, “Geografia cultural e potencialidades turísticas”, “Meio ambiente e Geografia do semiárido”, “Educação Ambiental” e “O ensino de Geografia”.

 

A atividade acadêmica, que é uma iniciativa do Centro Acadêmico Professor Milton Santos, em parceria com o Departamento de Geografia do Centro de Humanidades (CH), e com o apoio de ex-alunos, foi idealizada com o objetivo de dar ênfase, principalmente, às pesquisas voltadas para as problemáticas que envolvem o cenário geográfico local.

 

A sexta edição da Semana de Geografia prossegue até sexta-feira (11), com uma programação composta por conferências, palestras, mesas redondas, lançamentos de livros, grupos temáticos, minicursos e espaços de diálogo. Para obter mais informações, acesse o site do evento: http://semageo20158.wix.com/cageografiauepbgba.

 

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH