Seminário sobre ensino de História da África e Cultura afro-brasileira homenageará Jackson do Pandeiro

8 de novembro de 2013

Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, promoverá uma série de debates e atividades culturais. Nos dias 19 e 20 deste mês será realizado o 1º Seminário Construindo Metodologias de Ensino com foco na Lei 10.639/03. Já entre 27 de novembro e 11 de dezembro acontece a 1ª Mostra de Metodologias de Ensino com foco na Lei 10.639/03.

Organizados pelos grupos de pesquisa do Centro de Humanidades (CH), “Dandá ê”, sob a coordenação da professora Ivonildes Fonsecas, e “Grupo Cotidiano Cidadania e Educação”, coordenado pelo professor Waldeci Ferreira Chagas, os eventos têm por objetivo enfatizarem a necessidade de se construir metodologias de ensino que atendam ao que está preconizado na Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História da África e dos povos africanos e da Cultura afro-brasileira no sistema de ensino da Educação Básica no Brasil.

De acordo com a professora Ivonildes Fonseca, a cultura africana tem um papel fundamental na formação da sociedade brasileira. Por isso, segundo a docente, essa contribuição deve ser bem mais trabalhada nas escolas. “A nossa finalidade é não apenas discutir e levantar questões acerca da importância do ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira, mas contribuir com propostas de metodologias de ensino que possam ser aplicadas na sala de aula”, enfatizou a professora Ivonildes.

Coletanea-2003-Canto-da-ema-Homenagem-a-Jackson-do-Pandeiro-fotoHomenagem

Contando com uma vasta programação, incluindo palestras, minicursos, oficinas e rodas de debate, os referidos eventos trazem como tema o slogan “Viva Jackson!”. Trata-se de uma homenagem ao músico José Gomes Filho, conhecido nacionalmente como Jackson do Pandeiro, artista paraibano, natural do município de Alagoa Grande. Expoente da musicalidade local e representante da cultura afro-brasileira, o cantor e compositor Jackson do Pandeiro é considerado um ícone da cultura popular no país.

Para participarem das atividades acadêmicas, os interessados devem efetuar suas inscrições a partir desta segunda-feira (11), na Secretaria do Departamento de Educação, nos três turnos.

Clique [wpfilebase tag=fileurl id=65 linktext=aqui /] e confira a programação.

 

Simone Bezerrill /  Ascom-CH