Centro de Humanidades sedia seminário para debater a temática gênero na escola
Na manhã desta terça-feira (14), o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, sediou o 1º Seminário Discutindo Gênero na Escola, promovido pela Secretaria de Educação do Estado (SEE). O evento foi voltado para graduandos e docentes de escolas públicas da rede básica de ensino.
De acordo com a palestrante Leandra Cardoso, gerente operacional de políticas públicas intersetoriais da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, a desigualdade de gênero e a representatividade dos sexos masculino e feminino são resultados de construções socioculturais.
“Homens e mulheres são produtos da realidade social, sendo representados de diferentes modos em diversos lugares e tempo. Assim, é a cultura que determina os gêneros, culminando numa construção de valores, atribuições, comportamentos e atitudes. Infelizmente, tais dimensões simbólicas acabam sendo reforçadas no ambiente familiar, na escola e na mídia”, relatou a palestrante.
Para Leandra, estereótipos, preconceitos e discriminação constituem uma ideologia que deve ser problematizada pela escola, cujo papel social deve ir além do dever de transmitir conteúdos. É preciso, segundo ela, encarar o espaço escolar como um lugar de transformação da sociedade, de defesa dos direitos igualitários.
“Problematizar assuntos relacionados a gênero é um desafio que as escolas devem assumir, buscando construir novos conhecimentos através do levantamento de debates e questionamentos. A escola não pode ser reprodutora da discriminação, tampouco da desigualdade social. Ao contrário, deve ter uma postura crítica e reflexiva”, enfatizou Leandra Cardoso.
Durante o seminário também foram abordados e debatidos conceitos relativos a patriarcalismo, machismo, feminismo e sexismo.
Simone Bezerrill/Ascom-CH